A ocupação média por quarto nas unidades de alojamento do Algarve foi em fevereiro de 2,9%, valor que representa uma quebra de 93,7% comparativamente ao período homólogo do ano anterior, segundo a principal associação hoteleira da região.
A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) divulgou os dados provisórios das variações verificados nas unidades de alojamento da região no segundo mês de 2021, que revelam um decréscimo relativamente aos 7,6% registados em janeiro.
“A taxa de ocupação global média por quarto foi de 2,9%, 93,7% abaixo do valor registado em 2020”, quantificou a associação empresarial em comunicado, situando acima de 90% as quebras na ocupação dos principais mercados emissores de turistas para o Algarve, como o Reino Unido e a Alemanha.
A AHETA precisou que foi o mercado britânico o que mais desceu, com menos 98%, tendência que também foi sentida nos mercados alemão (-97,2%) e holandês (-94,9%).
O mercado nacional registou uma quebra menos acentuada, tendo-se situado nos 71,6%, segundo os dados provisórios de fevereiro compilados pelo gabinete de estudos da associação empresarial.
“O volume de vendas apresentou uma descida face ao mesmo mês do ano anterior de menos 94,5%”, realçou a AHETA, salientando que nos “valores acumulados dos últimos 12 meses” foi registada “uma descida média de menos 66,2%”.
Já a ocupação por cama acabou por ser também afetado ao longo do último ano, com “uma descida de menos 60,5%”, referiu ainda a associação.