Não é todos os dias que nos é apresentado um carro elétrico topo de gama de uma marca alemã, ‘carregado’ de soluções tecnológicas digitais de última geração sendo que, mais de metade, foram criadas de raiz em Portugal.
Nem mais. A Critical Tech Works – joint venture da BMW Portugal e da Critical Software que já emprega várias centenas de pessoas em Lisboa e no Porto – criou para o BMW iX um conjunto de tecnologias futuristas e inovadoras que vão desde áreas tão sofisticadas como a condução automatizada e a conectividade aos serviços digitais, que se traduzem numa experiência de mobilidade que a marca classifica como “premium” e sem paralelo neste segmento.
Foto João Vasco D.R.
E é, de facto, um prazer conduzir este novo SUV familiar. No ensaio que fizemos esta semana na zona do Guincho (Cascais) e Serra de Sintra foi fácil perceber que estamos perante um argumento de peso da BMW para o segmento dos elétricos.
‘Peso’ é, de facto, uma palavra que se impõe já que o iX, vazio, exibe mais de duas toneladas e meia de Tara. Mas não é isso que o inibe de prestações absolutamente inesperadas em termos de dinâmica de condução.
Na verdade, o facto de contar com um motor elétrico com 523 cavalos de potência faz com que o BMW iX xDrive50 (modelo ensaiado) acelere dos 0 aos 100 km/hora em 4,6 segundos. Já quanto à autonomia, é outra surpresa agradável: 630 quilómetros, segundo a marca. O que já permite fazer uma viagem sem o sobressalto e a ansiedade de ir constantemente a olhar para o estado das baterias e onde é que fica o próximo ponto de carregamento.
Falta então referir que o preço deste modelo ronda os 107 mil euros, valor que pode sempre variar consoante os extras que desejar juntar ao ‘pacote’ inicial. Há ainda o BMW iX xDrive40 com 326 cavalos de potência e uma autonomia até 425km, com um valor de venda anunciado de 89.150 euros.
Em qualquer dos casos, há que reconhecê-lo: a BMW fez aqui um excelente trabalho. O comportamento em estrada é excelente, muito graças à tração integral inteligente xDrive, e ao facto de se apresentar com um baixo centro de gravidade e dispor de uma direção ativa integral.
Já quanto ao design exterior, que a marca considera “moderno e aerodinamicamente otimizado”, é preciso acrescentar que estamos perante algo que, ou se ama, ou se odeia – pelo menos no que diz respeito à parte frontal do carro.
Pessoalmente, considero exageradamente grande o design do mítico duplo rim da marca germânica, ainda por cima com a placa da matricula a ter de cobrir uma parte substancial dessa mesma grelha. Mas, lá está, os gostos não se discutem.
Destaque ainda, no interior do iX, para o novo conceito de informação e lazer do BMW iDrive: ecrã curvo BMW, BMW Intelligent Personal Assistant, BMW Head-Up Display e Realidade Aumentada. E há ainda novos serviços e componentes digitais que permitem uma ligação em rede topo de gama entre o condutor e o mundo exterior. O BMW iX é o primeiro veículo de produção a suportar a rede 5G.
REDES DE PESCA E ENERGIAS LIMPAS
Por último, mas não menos importante, este carro leva a questão da reciclagem muito a sério, com 20% dos materiais utilizados nos interiores a terem um segunda vida.
Os tapetes, por exemplo, são feitos em econyl, a partir de redes de pesca abandonadas e a subestrutura das portas é totalmente construída a partir de materiais reciclados.
Igualmente relevante é o facto de a fábrica onde este modelo é produzido (Dingolfing, Alemanha) trabalhar apenas com energia produzida a partir de fontes renováveis.
Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso