Entre 5 e 14 de novembro, Portimão volta a cumprir a tradição e festeja pela 358ª vez o São Martinho, com a feira que dá nome a este santo e que constitui o mais antigo evento popular que se realiza em Portimão, cuja origem remonta a 1662.
Neste polo incontornável de animação outonal do concelho, que decorrerá mais uma vez no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, não vão faltar as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, assim como os vários espaços de animação com jogos diversos, ‘carrinhos de choque’ e carrosséis, num certame que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos.
A edição deste ano volta a contar com duas datas temáticas, a primeira das quais destinada a crianças e jovens (10 de novembro – Dia da Juventude), enquanto o encerramento da feira será consagrado às famílias (14 de novembro – Dia das Famílias). Em ambos os casos, nos espaços aderentes os frequentadores beneficiarão de preços especiais, com a garantia de muita animação.
“Como também tem sido habitual, o Portimão Arena acolherá um conjunto de marcas automóveis, que mantêm uma aposta firme neste evento popular para expor e apresentar as suas viaturas, num modelo misto entre veículos novos e usados, os quais captam a atenção dos visitantes”, avança a autarquia portimonense, acrescentando que “não serão esquecidos ainda os amantes das duas rodas, que poderão apreciar igualmente alguns modelos em exposição”.
Horários de funcionamento
No primeiro dia, 5 de novembro, a Feira de São Martinho poderá ser visitada das 16h00 à 01h00, no dia 6 funcionará das 10h00 à 1h00, de 7 a 11 abre portas das 10:00 às 24:00 e nos dias 12 e 13 receberá visitantes das 10h00 à 01h00. No derradeiro dia, 14 de novembro, a feira abrirá das 10:00 às 24:00.
Acessos à feira
Em termos de acessos ao espaço, durante os períodos em que a feira está aberta ao público encontra-se transitável a entrada sul do Parque de Feiras e Exposições, através da zona ribeirinha de Portimão, junto à ponte ferroviária, numa área onde existem diversos espaços de estacionamento, e a já habitual entrada norte, para quem venha do Largo Gil Eanes ou das Cardosas.
Outra forma de chegar à Feira de São Martinho será pela rede de transportes urbanos Vai eVem, que tem paragens nas Cardosas, no Parque de Feiras e Exposições e no Largo do Dique, podendo os horários e demais informações ser consultados em www.vaivem.pt.
Em virtude dos trabalhos de montagem e desmontagem do certame, e para segurança de expositores e visitantes, informam-se os munícipes que habitualmente se deslocam a pé ou de bicicleta pelo Parque de Feiras e Exposições de Portimão, para ligação à zona ribeirinha da cidade, que a passagem estará interdita de 29 de outubro a 18 de novembro, estando autorizado o acesso pedonal no período em que decorrerá a feira, condicionado ao horário de funcionamento da mesma.
De referir que em novembro não haverá lugar ao mercado mensal, que regressará a 6 de dezembro, nem à Feira de Velharias, que estará de volta nos dias 5 e 19 do mesmo mês.
Durante a 358ª edição da Feira de S. Martinho, os frequentadores deverão cumprir as normas da Direção-Geral da Saúde em vigor, relativas à Covid-19.