Após um ano de interregno devido à pandemia, Faro recebeu, entre 15 a 24 de outubro, a 425.ª edição da Feira de Santa Iria, que decorreu no Largo de São Francisco, na baixa da cidade.
A Feira de Santa Iria, a maior e uma das mais antigas feiras da região, trouxe à capital algarvia movimento, cor e muita animação, atraindo uma média estimada de aproximadamente 20 mil visitantes diários.
Seguindo as normas da Direção-Geral da Saúde, foram implementadas pela organização medidas de prevenção da propagação da Covid-19, nomeadamente o uso obrigatório de máscara dentro do pavilhão das atividades económicas e o uso recomendado no exterior, assim como a colocação de vários dispensadores de álcool gel para a desinfeção das mãos, particularmente no pavilhão da gastronomia.
O evento contou com 162 expositores, divididos por vários setores nomeadamente atividades económicas, castanhas, farturas, bares, restauração, divertimentos para miúdos e graúdos, atividades económicas, têxtil-lar, artesanato, joalharia e bijuteria, vestuário, acessórios de moda e decoração.
Segundo explica a Ambifaro, entidade organizadora da feira, “foram ainda convidadas a estar presentes, na Feira de Santa Iria, várias instituições e entidades do concelho que aproveitaram a ocasião para divulgar e promover as atividades e ações desenvolvidas ao longo do ano. Foram elas o Serviço Municipal de Proteção Civil, o Sporting Clube Farense, a PRAVI, o Clube Moto Malta de Faro, a Casa do Benfica de Faro, a APAV – Associação de Apoio à Vitima, a Santa Casa da Misericórdia de Faro – Escola Profissional Dom Francisco Gomes do Avelar, Associação de Guias de Portugal – 1ª Companhia de Guias de Faro, o MAPS e a APAF – Associação Portuguesa de Apoio à Família”.
O certame contou ainda com a presença da Candidatura de Faro à Capital Europeia da Cultura 2027, que levou a cabo várias atividades de interação com os munícipes, visitantes e associações locais e regionais.
A organização agradece a todos “os que colaboraram, apoiaram e tornaram possível à Ambifaro E.M. a realização desta edição da Feira de Santa Iria, que decorreu da melhor forma possível, com visitantes e expositores, naturalmente satisfeitos com o regresso tão esperado daquele que é, sem dúvida alguma, o evento popular mais participado do Sul do País”.
A Feira de Santa Iria é uma co-organização da Ambifaro E.M. e Município de Faro, que conta com o apoio de diversas entidades entre as quais FAGAR E.M., Moto Clube de Faro, Bombeiros Sapadores, Associação Humanitárias dos Bombeiros de Faro – “Cruz Lusa”, Serviço Municipal de Proteção Civil, ALGAR e PSP.