A Feira anual de Todos os Santos regressa a Silves, entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, no Sítio do Encalhe (parque de estacionamento localizado a norte do Castelo), depois do interregno de um ano devido à covid-19.
A Feira de Silves – que já foi considerada a maior feira do Algarve – é visitada por pessoas provenientes de todos os pontos do concelho e de outros concelhos algarvios, que não dispensam uma visita a este certame secular, onde são comercializados inúmeros artigos e produtos, desde vestuário e calçado, passando pelos brinquedos, artesanato, marroquinaria e quinquilharia, peças e utensílios domésticos para todos os fins, madeiras, latões, cestaria, maquinaria diversa, sem esquecer as tradicionais bancas de farturas, castanhas e polvo, e, como é de esperar, as diversões.
A Feira de Todos os Santos é uma das mais antigas e tradicionais feiras do Algarve. A mesma foi criada em finais do século XV (novembro de 1491), quando o rei D. João II concedeu a Silves a sua “Carta de Feira”, passando esta a realizar-se a partir de 1492 (há, portanto, 529 anos).
Ao longo do tempo, o certame já se realizou em diversos locais distintos, sendo uma tradição enraizada nas memórias de Silves e que permite o contacto com diversos produtos tradicionais e da terra.