Antevendo uma onda de contestação que já começava a crescer na rua e provavelmente assustado com o aumento histórico do preço de combustível – a gasolina chegou a custar mais de dois euros por litro, mais do que um litro de cerveja – o Governo anunciou uma panaceia que vai durar cinco meses: 10 cêntimos de desconto por cada litro de gasolina ou gasóleo até a um máximo de cinco euros por mês ou cinquenta litros de combustível.
A medida vai custar 133 milhões de euros ao erário público (nós) e durará até março de 2022. Mas o que fazer para conseguir o desconto? Desta vez, o Estado facilita a vida aos contribuintes.
Agora, é só esperar que os problemas ocorridos com o IVAucher da restauração, alojamento e do espetáculo – fraca adesão dos comerciantes e atrasos nos reembolsos – não se repitam.
1º Passo
Aderir ao IVAucher
É essencial ter internet e aderir ao programa IVAucher através de um qualquer dispositivo móvel ou fixo como o telemóvel ou um computador. O programa pede o número de contribuinte e o número de telemóvel (para ceder um código) e funciona de uma forma simples e amiga do utilizador. É igualmente necessário estar registado no Portal das Finanças. São três cliques no total.
2º Passo
Abastecer numa bomba amiga
A adesão ao programa é voluntária para todos: consumidores e comerciantes, ou seja, condutores e postos de abastecimento. de combustível. Portanto, é melhor perguntar se a bomba onde costuma abastecer aderiu ao programa. O abastecimento é pago na totalidade e o desconto é devolvido por transferência bancária. O que nos leva ao ….
… 3º Passo
“Deseja fatura com número de contribuinte?”: Sim, desejo
Para, finalmente, receber os 10 cêntimos por litro é essencial pedir fatura e dar o número de contribuinte no momento do pagamento. A devolução é feita através de transferência bancária que será feita depois de cada abastecimento. O programa começa em novembro.
Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso