O “1º Encontro dos Doutorandos da UAlg” realizou-se esta sexta-feira, no Convento do Espírito Santo, em Loulé, com o objetivo de reforçar a comunicação com o exterior e projetar o conhecimento para além dos muros da academia.
A iniciativa, que se realizou presencialmente e online, teve como principais objetivos divulgar os trabalhos realizados pelos estudantes da UAlg no âmbito dos seus doutoramentos, promover a interação com instituições e empresas locais e nacionais e fomentar o estabelecimento de parcerias e colaborações em áreas de mútuo interesse.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo, realçou a importância desta autarquia apostar na colaboração externa e na ligação aos centros de produção de conhecimento.
O autarca referiu-se ainda às várias linhas de colaboração entre a UAlg e a Câmara Municipal de Loulé, que, na sua opinião, “têm corrido muito bem”. Para o futuro, mantém-se o sonho de continuar a criar encontros de ciência, tecnologia e inovação na cidade de Loulé”.
Também a vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, Alexandra Teodósio, sublinhou a importância desta abertura à sociedade, afirmando a intenção de replicar a iniciativa a todos os municípios do Algarve. Para a vice-reitora, “os doutorandos são não só o motor da investigação de qualquer instituição de ensino superior, ou seja, a excelência interna, mas também devem ser o reforço da comunicação com o exterior, ajudando a responder aos problemas reais dos cidadãos”.
Leonor Cancela, diretora do Colégio Doutoral da UAlg, criado em 2020, destacou a importância de divulgar o conhecimento, não tanto numa perspetiva “pura e dura”, mas como forma de comunicação com empresas e instituições, contribuindo quer para o desenvolvimento da UAlg, quer da região e do meio empresarial. Reconhecendo que o início nem sempre é fácil, Leonor Cancela espera que este 1º Encontro seja o início de muitos outros, tal como definido pelo Colégio Doutoral, que se propõe organizar um evento anual, com comunicações para um público não científico, em regime de rotatividade e parceria com os Municípios do Algarve, Instituições e Empresas.
Este 1º Encontro realizou-se sob forma de mesas redondas nas quais os doutorandos finalistas apresentaram os seus projetos, numa linguagem acessível a toda a plateia, composta por empresas e outras entidades externas à UAlg.
As mesas redondas focaram-se em áreas diversas, incluindo Arqueologia, Economia, Gestão, Turismo, Psicologia, Ciências Biológicas (senso lato), Ciências do Mar, Ambiente, Biotecnologia, Biomedicina, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrónica e Comunicações, promovendo-se a interação entre todos os intervenientes.
Os doutorandos não finalistas puderam, igualmente, participar, apresentando os seus trabalhos sob forma de posters.
Recorde-se que este Colégio Doutoral tem como principal missão contribuir para a excelência e para o reconhecimento regional, nacional e internacional da formação doutoral oferecida pela UAlg, com vista a dar resposta integradora aos diferentes programas de doutoramento da Academia, de forma a garantir a sua qualidade, promoção da interdisciplinaridade e internacionalização.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.