“Há uma séria falta de pontos de carregamento elétrico ao longo das redes rodoviárias na maioria dos estados membros da União Europeia”.
O alerta foi dado esta quinta-feira pela Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês para European Automobile Manufacturers’Association). No entanto, Portugal ocupa já a quarta posição em toda a UE, com 14,9 pontos de carregamento por cada 100 quilómetros de estradas.
Os resultados agora apurados pela ACEA mostram que 10 países não têm sequer um carregador para cada 100 quilómetros de estradas [mais relevantes].
Importa referir que em todos estes países a taxa de penetração de carros elétricos é inferior a 3% (exceto na Hungria) do mercado automóvel em geral.
Note-se ainda que 18 Estados-membros da UE têm menos de 5 pontos de carregamento por cada 100 km de estrada, com apenas quatro a exibirem mais de 10 carregadores para cada 100 km de estrada.
A ACEA recorda que, como parte do pacote climático ‘Fit for 55’ publicado em julho, a Comissão Europeia propôs que até 2030 as emissões de CO2 dos carros novos fossem 55% menores do que os níveis de 2021 – acima da meta de 37,5% para 2030 estabelecida apenas três anos atrás.
Isto significa que os fabricantes de automóveis europeus terão de colocar milhões de carros elétricos o mercado nos próximos anos para que se consiga atingir essa nova meta imposta por Bruxelas.
Ora, acontece que “os consumidores não serão capazes de mudar para veículos com emissão zero se não houver postos de abastecimento e recarga suficientes ao longo das estradas por onde eles se deslocarem”, adverte o diretor geral da ACEA, Eric-Mark Huitema.
“Por exemplo, se os cidadãos da Grécia, Lituânia, Polónia e Roménia ainda precisam viajar 200 km ou mais para encontrar um carregador, não podemos esperar que eles estejam dispostos a comprar um carro elétrico”, sugere o mesmo responsável.
A ACEA recorda que, como parte do pacote climático ‘Fit for 55’ publicado em julho, a Comissão Europeia propôs que até 2030 as emissões de CO2 dos carros novos fossem 55% menores do que os níveis de 2021 – acima da meta de 37,5% para 2030 estabelecida apenas três anos atrás.
Isto significa que os fabricantes de automóveis europeus terão de colocar milhões de carros elétricos o mercado nos próximos anos para que se consiga atingir essa nova meta imposta por Bruxelas.
Ora, acontece que “os consumidores não serão capazes de mudar para veículos com emissão zero se não houver postos de abastecimento e recarga suficientes ao longo das estradas por onde eles se deslocarem”, adverte o diretor geral da ACEA, Eric-Mark Huitema.
“Por exemplo, se os cidadãos da Grécia, Lituânia, Polónia e Roménia ainda precisam viajar 200 km ou mais para encontrar um carregador, não podemos esperar que eles estejam dispostos a comprar um carro elétrico”, sugere o mesmo responsável.
Bastam 30 minutos para levar a bateria dos 0% aos 80% num Posto de Carregamento Rápido de 50 kW, os que têm sido instalados em Portugal. Mas o Ioniq suporta até postos de 100 kW – neste caso, o tempo de carregamento dos 0% aos 80% baixa para 24 minutos
Isto significa que terá de ser feito, segundo Huitema, “um grande progresso na implantação de infraestruturas em toda a UE num período de tempo muito curto. Os avanços feitos em alguns países da Europa Ocidental são encorajadores, mas não nos devem distrair do terrível estado da rede de carregamento noutros Estados da UE. ”
De fato, o contraste entre a Holanda – o país com mais carregadores (47,5 para cada 100 km de estrada) – e um vasto país como a Polónia (oito vezes maior, mas apenas um ponto de recarga para cada 250 km) “é impressionante”.
Huitema conclui dizendo que “infelizmente, a proposta de um regulamento de infraestruturas de combustíveis alternativos – que também consta do pacote Fit for 55 – está fora de sincronia com as ambições da Comissão para as metas de CO2. Embora apreciemos a introdução de metas obrigatórias muito necessárias para postos de recarga e reabastecimento em cada estado membro, eles vão necessitar de ser fortalecidos significativamente se quisermos cumprir nossos objetivos climáticos. ”
A ACEA apela, assim, ao Parlamento Europeu e ao Conselho para que aproveitem esta oportunidade para criar as condições certas para a mobilidade elétrica durante as próximas negociações sobre o ‘Fit for 55’.
Matthias Rietschel/Reuters
PAÍSES COM MAIS PONTOS DE CARREGAMENTO PARA CARROS ELÉTRICOS POR CADA 100 KM DE ESTRADA:
- 1. Países Baixos (47,5 pontos de carregamento)
- 2. Luxemburgo (34,5)
- 3. Alemanha (19,4)
- 4. Portugal (14,9)
- 5. Áustria (6.1)
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso