A quarta edição do Viva a Primavera começou ao som do piano a quatro mãos de Yan Mikirtumov e Alexei Eremine e até ao início do mês de Junho a Câmara de Tavira e as associações culturais do concelho preparam uma programação diversificada que pretende “reforçar a oferta cultural do município nesta altura do ano, com um projecto totalmente financiado pela autarquia e somente com contributos de associações do concelho”, referiu Jorge Botelho, presidente da Câmara, durante a apresentação do programa, a 15 de Março.
Neste período de renovação da natureza, que vai do equinócio da Primavera ao período do solstício de Verão, Tavira oferece, em pouco mais de dois meses, 45 iniciativas culturais dinamizadas por 17 associações culturais do concelho, apoiadas pela autarquia com 67.261 euros em dinheiro, aos quais acrescem 25 mil euros em logística, totalizando aproximadamente 100 mil euros, uma quantia semelhante à do ano anterior.
Foi Jorge Queiroz, chefe de divisão de Cultura, Património e Museus da Câmara de Tavira, quem apresentou o programa que pretende “estimular e valorizar a criatividade da comunidade, a iniciativa das organizações, as práticas culturais e o aparecimento de novos talentos artísticos”, prometendo “diversidade e muita qualidade” dos artistas e de todas as pessoas que vão intervir e actuar nas várias iniciativas dinamizadas.
VI Mostra da Primavera e Comemorações do 25 de Abril fazem parte da programação
Música, poesia, conferências, cinema e exposições vão dinamizar a oferta das várias freguesias do concelho nesta quarta edição do programa cultural que, de acordo com a organização, “se pretende agregador de conhecimentos, num contributo para o desenvolvimento cultural da cidade e da região”.
Nesta programação variada inclui-se ainda a VI Mostra da Primavera, de 27 a 29 de Abril, a decorrer na Rua do Cais, Jardim das Palmeiras e Mercado da Ribeira. Artesanato, ranchos, música tradicional e várias actividades para crianças fazem parte dos três dias da mostra, que pretende contribuir para a valorização dos produtos locais e da própria região, em mais uma iniciativa da Câmara com o apoio de associações de artesanato de Tavira. Na música, o POSTAL destaca a homenagem de Luís Galrito a Zeca Afonso (27 de Abril, às 21.30 horas) e o concerto de Paulo Sousa no Mercado da Ribeira (28 de Abril, às 21.30 horas).
Ao programa Viva a Primavera juntam-se ainda as comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril de 1974 com “A Música e a Revolução”, juntas na Igreja da Misericórdia para um concerto luso-russo (17 horas). Paulo de Carvalho é o artista da noite que vai actuar no Mercado da Ribeira, a partir das 21.30 horas.
A aposta na oferta cultural é para continuar, até porque é desejo da autarquia avançar com a reabilitação de outros espaços culturais do concelho, depois da recente intervenção no edifício do teatro. Neste sentido, Jorge Botelho pede às diversas associações e entidades que “continuem a pensar em projectos que possam vir a ser apoiados por nós”.
PROGRAMA
Março
Arte na Primavera
26 a 29 de Março, às 18 horas
Várias Igrejas de Tavira
Organização: Academia de Música de Tavira
Gala de Fado
31 de Março, às 21.30 horas
Freguesias do concelho
Organização: Fado com História
Serões da Primavera – Concerto de Luís Severo
31 de Março, às 22 horas
Casa do Povo de Santo Estêvão
Organização: Casa do Povo de Santo Estêvão
Abril
Os Antigos entre Nós
14, 21 e 28 de Abril, às 18 horas
Casa Álvaro de Campos
Organização: Casa Álvaro de Campos
Comemorações do 25 de Abril
25 de Abril, a partir das 17 horas
Igreja da Misericórdia e Mercado da Ribeira
Organização: Câmara de Tavira
VI Mostra da Primavera
27 a 29 de Abril
Rua do Cais, Jardim das Palmeiras e Mercado da Ribeira
Organização: Câmara de Tavira
Apoio: Associações de artesanato de Tavira
Maio
NIMATE2
3 de Maio, às 21 horas
Cineteatro António Pinheiro
Organização: Cineclube de Tavira
Conferência Internacional sobre Gestão Cultural
4 e 5 de Maio, das 10 às 19 horas
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
Organização: AGECAL – Associação dos Gestores Culturais do Algarve
Festival Internacional de Acordeão
6 de Maio, às 15.30 horas
Mercado da Ribeira
Organização: Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve
Junho
22º Festival de Teatro
2 e 9 de Junho, às 21.30 horas
Casa do Povo da Conceição
Organização: Casa do Povo da Conceição
Festival Sérgio Mestre
8 e 9 de Junho
Centro Histórico de Tavira
Organização: Associação Rock da Baixamar
III Encontro de Coros da Primavera
9 de Junho, às 16.30 horas
Igreja da Misericórdia
Organização: Grupo Coral Tavira