O projeto “Licíadas” do professor de Educação Física Bruno Gomes, do Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro, foi considerado um dos 10 melhores pelo Gobal Teacher Prize Portugal.
O mérito do docente algarvio deu lugar esta quarta-feira a uma cerimónia de reconhecimento, no Museu Regional do Algarve, com a presença da Global Teacher Prize Portugal, do presidente da Câmara Municipal, do diretor Regional de Educação, da Direção do Agrupamento de Escolas e de representantes dos alunos e dos pais e encarregados de educação proponentes da candidatura.
“Proposto pelos alunos e encarregados de educação para este prémio, com o apoio do seu Agrupamento de Escolas, a candidatura de Bruno Gomes tem como fundamento o trabalho que ao longo dos anos tem desenvolvido, dinamizando e envolvendo os alunos, escola e comunidade num vasto conjunto de projetos transversais, este ano com o nome de “Licíadas”, explicou a autarquia farense.
Este concurso cultural e desportivo é considerado pela organização do concurso uma “resposta irreverente e inovadora para que, atividades não meramente curriculares e as ditas curriculares, possam coexistir, simultaneamente, num sistema de ensino que formate menos e humanize mais”. Ainda segundo os organizadores, “na adaptação no ensino à distância, o professor conseguiu manter os alunos a realizar atividade física invertendo os papéis e desafiando os alunos a preparar partes das aulas”.
A cerimónia final de anúncio do vencedor da Global Teacher Prize Portugal 2021 de entre os 10 finalistas tem lugar esta sexta-feira em Oeiras, cuja expetativa é enorme.
O que é o Global Teacher Prize?
O Global Teacher Prize, que envolve mais de cem países, é um prémio que, em Portugal, é implementado pela Associação Mentes Empreendedoras, com o objetivo de reconhecer e divulgar o trabalho e as boas práticas docentes, sensibilizando a comunidade para a importância da Educação, premiando e destacando a nível nacional os professores que de alguma forma contribuam para a excelência na educação e para a inovação e descoberta de novas respostas educativas.