Em reunião do executivo, realizada no dia 9 de Maio, a autarquia atribuiu 37 bolsas de estudo “Dr. João Dias”, de forma a permitir aos jovens do concelho o acesso ao ensino superior.
Todas as bolsas são no valor de mil euros anuais e destinam-se aos jovens estudantes e residentes no concelho que frequentem licenciaturas ou mestrados em estabelecimentos públicos ou privados no ano lectivo de 2017/ 2018.
A atribuição destas bolsas de estudo visa igualmente promover a inclusão social. Uma vez que possibilita a redução das dificuldades económicas sentidas por alguns agregados familiares do concelho, que muitas vezes se traduzem em sérios obstáculos à continuidade dos estudos por parte dos seus filhos.
É uma medida que melhora as condições de vida das famílias
Por outro lado, esta é uma medida que pretende, numa acção de médio e longo prazo, a capacitação dos cidadãos e o desenvolvimento social e humano do concelho. Isto, porque possibilita a estes alunos, através do acesso à educação de nível superior, uma vida profissional mais promissora, contribuindo, ainda, para a melhoria das condições de vida das suas famílias. Para o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, este incentivo “promove a igualdade de oportunidades na frequência do ensino superior e constitui um incentivo ao prosseguimento dos estudos”.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim de Junho)