A vila de Moncarapacho volta a receber mais uma “Batalha das Flores”, nos tradicionais desfiles de Carnaval de 23 e 25 de fevereiro, a partir das 15 horas e com entrada livre.
No centenário Carnaval de Moncarapacho vão desfilar 12 carros alegóricos e cerca de 500 foliões, sendo esperadas perto de 20.000 pessoas nos dois dias do evento. Como sempre, “o Carnaval de Moncarapacho mantém uma tradição com mais de um século – em 2020 faz 121 anos, sendo o mais antigo do Algarve – bem visível nas coloridas e pequenas flores de papel que ornamentam os carros alegóricos e que envolvem a colaboração da população local na sua confeção, conferindo-lhe autenticidade e dando-lhe o cognome de ‘Batalha das Flores'”, destaca a União de Freguesias de Moncarapacho Fuseta, entidade organizadora.
Outra característica do evento é “a imaginação dos responsáveis pelos carros alegóricos, que não estão cingidos a um tema geral, imperando a diversidade e retratando memórias e temas da atualidade. A sustentabilidade do planeta e o fantástico mundo infantil irão colorir o desfile e os carros, que lembrarão a importância da preservação de espécimes, como as abelhas, e serão recordadas figuras imaginárias e lendárias, como o Popeye, os cowboys e as cowgirls e os ABBA, entre outros, não faltando também a rainha de Inglaterra e a sua Guarda Real“. Tal como tem acontecido nos últimos anos, o Carnaval de Moncarapacho terá um grupo de animação exterior, contratado pela União de Freguesias.
O primeiro registo do Carnaval de Moncarapacho data de 1899 com as estudantinas de origem espanhola, que mascaradas percorriam no Domingo Gordo e no dia de Entrudo, as ruas da (então) aldeia. Atualmente é um dos eventos mais importantes e genuínos do concelho de Olhão e da região.
Para complementar esta época festiva, a Casa do Povo do Concelho de Olhão, com sede em Moncarapacho, organiza os tradicionais bailes de máscaras, que começam no dia 21 de fevereiro (sexta-feira) com o Duo Reflexo. No dia seguinte a animação estará a cargo da Sandrine, no dia 23 sobe ao palco o Grupo Improviso, com o Duo Reflexo a repetir a presença no dia 24. Cristiano Martins, no dia 25 (terça-feira) encerra os festejos.