Esta semana tem sido cheia de emoções para o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro. É o resultado do esforço da união entre professores e alunos que durante o ano lectivo trabalharam em prole de projectos inovadores, que despertam a consciência social e ecológica dos nossos alunos e comunidade.
A Escola Secundária Pinheiro e Rosa começou a semana com a notícia que tinha ganho um prémio no valor de 15.000 euros com o projeto AQUASAVE, que foi vencedor do concurso de “Eficiência Hídrica na Escola”, o que lhe valeu o galardão ADENE e o prémio monetário para investir em boas práticas na escola, para uma utilização racional da água, sistema de regra controlada por computador, jardim vertical com regra gravítica e substituição de torneiras por doseadores de precisão.
No âmbito do Projecto Eco Escolas, os alunos do 2 ano do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria participaram no projeto/desafio Alimentação Saudável e Sustentável, em que desde logo aceitaram participar no desafio das Eco Ementas – Eco Cozinheiros, que tinha como principal objetivo desenvolver um menu completo tendo por base os princípios da sustentabilidade, dieta mediterrânica, produtos da nossa região e época do ano de cultivo.
O menu elaborado pelos alunos foi o seguinte: Sopa fria de Ervilhas e Salicórnia, Caldeirada de Chicharros com carapaus aromatizada com hortelã do campo, Bolo do Tacho e para beber uma bela Limonada de Hortelã.
Neste sentido, foram agraciados os alunos e professores chefes, André Pereira Rodrigues e Luís de Almeida e Jesus, em articulação com a coordenadora do Eco Escolas Isabel Nascimento, com o 1º lugar do 3º escalão neste concurso.
Os prémios serão entregues no dia 13 de outubro em Sintra.
O Agrupamento de Escolas parabeniza “todos os professores, alunos e comunidade escolar que trabalha todos os dias e contribui para o sucesso dos nossos alunos”.