Os jovens são o futuro e o futuro faz-se das ideias que são construídas a pensar no sucesso do amanhã. O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) do Algarve, em Faro, vê nos jovens a força de vontade e oportunidade de semear para mais tarde colher novos talentos.
Este ano comemoram-se os 30 anos do IPDJ e o dia 25 de maio assinala o arranque das celebrações. Estão programadas atividades no âmbito da música, teatro, poesia, dança, desporto, conferências, cinema, exposições e intercâmbios por todos os concelhos do Algarve que resultam na colaboração de jovens e parceiros locais como clubes desportivos, câmaras municipais, associações estudantis e juvenis e entidades públicas. “Contigo por todo o Algarve” é o mote da iniciativa, que conta com mais de 100 atividades e a participação de mais de 30 associações juvenis.
Uma homenagem simbólica a todos os trabalhadores e dirigentes, que acompanham e veem o crescimento do instituto, dará início à abertura, seguindo-se mais tarde um concerto do filho da terra Dino D’Santiago, no Teatro das Figuras, em Faro. Domingos Caetano, líder da banda Íris e dono de uma escola de música na Fuseta, é outro artista que vai abrilhantar o aniversário do IPDJ.
Em conferência de imprensa, Custódio Moreno, diretor do IPDJ, Susana Monteiro, como jovem testemunha, e Sónia Paixão, vice-presidente do IPDJ, clarificaram a importância e o papel que o instituto tem tido na vida de muitos jovens. Ao longo do tempo concordam que este centro começou a ganhar maior relevância e destaque na vida dos cidadãos, graças à excelente equipa que luta pelo associativismo jovem e desportivo.
De portas sempre abertas e com temáticas cada vez mais associadas à realidade diária, a ambição do momento, segundo a vice-presidente do IPDJ, está na requalificação física das estruturas, na divulgação do instituto, criação de mais projetos e criação de um centro jovem. O programa das comemorações foi apresentado e começa e acaba em grande, com um concerto final em Tavira.
Há 30 anos que o IPDJ dá voz à geração mais nova e preocupa-se com o seu desenvolvimento. Ao longo dos anos começou a ser acarinhado pela população e a aumentar o número de iniciativas e atividades por todo o Algarve. Os jovens veem esta casa como potenciadora de recursos e nela conseguem o papel de atores principais.