A XII Feira da Perdiz, um dos mais afamados certames da região do Algarve no sector, realizou-se nos passados dias 9 e 10 de novembro em Martim Longo.
Na inauguração oficial da feira estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Custódio Moreno, entre outras entidades locais e regionais.
O evento contou com um programa diversificado e interventivo no que é a valorização do património cinegético e endógeno do concelho.
Esta edição reforçou o dinamismo que o certame aporta ao setor que, para além do modelo tradicional de feira, onde estiveram presentes empresas do sector e empresas e instituições do concelho com produtos tradicionais, acrescenta sempre uma série de atividades paralelas que prendem visitantes e expositores como o Convívio de Folclore, a apresentação do cocktail Mata-Bicho do Contrabandista, a Exibição de Vôo e Demostração de Falcoaria, o Colóquio: Vida Selvagem e a Caça, o XI Concurso Canino de Alcoutim, a Marcha Corrida, o Trail “Na Rota da Perdiz”, a corrida de Galgos que foram algumas das muitas as atividades apresentadas.
“Com 86% do nosso território em reservas de caça, esta atividade representa uma importante fonte de emprego, direto e indireto, no concelho, assim como uma considerável entrada de receitas. Por outro lado, tem contribuído para o aumento do fluxo de visitantes, facto que por si só justifica a dinamização de eventos com este cariz”, destaca o autarca Osvaldo dos Santos Gonçalves.
O evento é promovido pela Câmara Municipal de Alcoutim e pela Associação ADECMAR com o apoio da Federação de Caçadores do Algarve, Junta de Freguesia de Martim Longo, Zona de Caça Turística de Pereiro – Hunting, Associação A Moira, Associação Inter-Vivos, Viveiros Monterosa, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e ICNF – instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Direção Geral de Alimentação e Veterinária, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, PSP – Polícia de Segurança Publica e GNR – Guarda Nacional Republicana.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)