O início do meu discurso não poderia ser de outra forma, a não ser o agradecimento a todos os presentes, hoje, aqui nesta sala. Muito obrigado por terem vindo!
Hoje reunimos aqui clientes, fornecedores, parceiros, associações e núcleos empresariais, universidades e entidades públicas, colaboradores e amigos.
Sem os presentes não estaria aqui e sem vós não poderei projetar o futuro, pois, todos representam a cooperação passada, presente e futura para continuarmos a projetar o nome Rolear no meu e nosso querido Algarve, em Portugal e no Mundo.
É com muito orgulho e satisfação que vos recebemos neste magnífico local para comemorarmos os 40 Anos da ROLEAR.
40 Anos é obra! E o que nós andámos para aqui chegar!!
Vou procurar sintetizar o que foram estes 40 anos e deixar-vos a promessa de que tudo faremos para que a próxima década (que nos levará a meio século de atividade), possa significar a modernização da empresa, acompanhando todos os desafios técnicos, tecnológicos, sociais, ambientais e humanos que nos esperam, pois cada vez mais teremos de integrar a “aldeia global”.
Há 40 anos, depois de muito analisar, avaliar e compreender o meu “Algarve” nas suas limitações e necessidades, decidi colocar os meus conhecimentos e experiência, até então adquirida, ao serviço da região, desenvolvendo não só concebendo soluções e prestando serviços à indústria local, mas também contribuindo para a criação de emprego e para a qualificação dos postos de trabalho necessários à satisfação das necessidades dos clientes.
“Foi com as pessoas que chegámos até aqui e é com esta filosofia que queremos continuar”
Optimista por natureza, coloquei todo o meu entusiasmo e experiência no terreno e, com muito trabalho, perseverança, esforço e dedicação de todos, dei vida ao meu sonho, hoje uma realidade!
E… passaram 4 décadas!
A primeira década (anos 80) correspondeu ao início da nossa história e à procura de clientes e fornecedores, por forma a oferecer as melhores soluções para os desafios lançados.
Em 1983, criámos a Oficina Aberta, hoje Rolear.ON. Em 1988, ampliámos o nosso apoio geográfico abrindo as delegações comerciais de Portimão e Vila Real de Santo António.
A segunda década (anos 90) pautou-se pela consolidação do crescimento. Continuámos a ampliar a cobertura geográfica com a abertura da delegação comercial de Lisboa, em 1992. No final desta década começámos a trabalhar na área da construção civil.
A década seguinte, a terceira, anos 2000, foi de crescimento acelerado, diria um imenso sol radiante na primeira metade e um adensar de espessas nuvens negras no seu final.
Em 2000, abrimos as delegações comerciais de Lagos e de Albufeira. Em 2001, inaugurámos o nosso edifício-sede, por nós construído no Areal Gordo, onde, além de incluirmos as delegações comerciais de Faro, temos também centralizados todos os serviços de apoio ao grupo (serviços partilhados).
Em 2003 estabelecemos uma delegação comercial em Lagoa e ampliámos a nossa oferta aos clientes, na área das infraestruturas, ao integrar no grupo a empresa “Guerreiro & Riscado” (hoje incorporada na Rolear.ON).
Em 2005 autonomizámos juridicamente a área da construção civil, ao criar a Rolear IV (hoje também integrada na Rolear.ON). Neste mesmo ano abrimos a delegação comercial de Beja.
O ano de 2007 assistiu à autonomia do negócio de gás canalizado, através da Rolegás, com cobertura regional. Nos anos de 2008/2009/2010 e 2011, apesar de estar generalizada a crise do “subprime”, a Rolear conseguiu superar as adversidades criadas com a dita crise, em virtude de terem sido introduzidas novas áreas de negócio, nomeadamente as microgerações (sistemas fotovoltaicos e sistemas solares térmicos).
Aproveitámos a oportunidade, uma vez que já tínhamos esse know-how e, no mercado, poucas empresas o tinham.
Ainda neste ano de 2011, a Oficina Aberta deu lugar à Rolear.ON e as várias delegações comerciais integraram a Rolearmais (marca comercial) que hoje usamos.
O ano de 2012 foi o ano negro da nossa existência: reduziu-se o volume de negócios, cortámos no investimento, constituímos imparidades por incobráveis, e ficámos limitados (quem não ficou!) no acesso ao crédito.
Surgiu, entretanto, já na quarta década, a Academia Rolear, criada e certificada pela DGERT que, desde 2013, já formou mais de 2.000 pessoas, através de 250 cursos técnicos em áreas como a eletricidade, a refrigeração, a domótica ou as energias renováveis.
“O que nos move é o trabalho bem feito”
Com uma capacidade formativa e oferta única no sul do país, temos vindo a construir e a disseminar conhecimento técnico, bem como a contribuir para que os profissionais destas áreas possuam as competências e cumpram com os requisitos legais necessários ao exercício das suas atividades.
Tudo isto sem contar com qualquer espécie de financiamento externo, mas sim com cursos de qualidade que servem as necessidades concretas dos formandos e das empresas a que estão ligados.
A nossa atividade de formação esteve sempre baseada numa forte componente prática, focada no saber-fazer e acompanhados por formadores que diariamente exercem no terreno as competências que lá ensinam.
Lançámos, também, a nossa marca de ar condicionado a UpLive.
Em 2014, com a economia a apresentar alguns sinais tímidos de crescimento, ao olhar para esse período mais negro da nossa história, conseguimos esboçar um sorriso de orgulho e também de esperança: tínhamos mantido o nível de emprego e havíamos cumprido integral e atempadamente os nossos compromissos perante credores, banca, Estado e colaboradores.
Em 2015, abrimos uma delegação no Porto (em Ermesinde) e demos início à comercialização de gás natural, através da Rolear Viva.
Poder-se-á dizer que os anos de 2008 a 2017 foram anos de estagnação em termos de vendas/crescimento, pois só em 2018 começámos a recuperar o tempo perdido. Facturámos em 2018 o equivalente a 2008.
Nestes 10 anos e, como é do conhecimento geral, por causa da conjuntura económica nacional e internacional, milhares de empresas ficaram pelo caminho…
Hoje, felizmente, ainda cá estamos e, por isso, queremos agradecer aos nossos clientes a confiança que vos merecemos e dizer-vos que poderão sempre contar connosco, pois investimos no conhecimento para estar sempre em linha com as práticas mais inovadoras e adequadas às vossas necessidades, suportados no apoio dos nossos parceiros, fornecedores e no contributo indispensável dos nossos recursos humanos.
A todos um muito obrigado! Não só aos mais velhos, mas também aos mais novos!
“Gerir uma empresa, criar e manter empregos, é um ato de coragem”
Quero destacar a equipa que, ao longo destes anos tem constituído o suporte inestimável da caminhada que nos conduziu até aqui, sem a qual não teria sido possível e, muito menos, alcançar a expressão que o grupo tem hoje, não só no Algarve, mas também a nível nacional.
Somos, sem dúvida e sem falsa modéstia, uma empresa diferente, não só pela diversidade de produtos e soluções que oferecemos, mas também pela preocupação que temos na aplicação das tecnologias mais inovadoras e da formação ao serviço do país…
Cobrimos toda a área das instalações eléctricas e mecânicas, do conforto e segurança, das comunicações e, do aproveitamento do sol, com o fotovoltaico e solar térmico.
Aliamos a tudo isto o fornecimento de gás e electricidade e a nossa disponibilidade para prestação do serviço “chave na mão”.
O que nos move é o trabalho bem feito e o nosso suporte de retaguarda está nas marcas mais credenciadas do mercado com as quais sempre trabalhámos: Atlas Copco, Siemens, Morgado & Cª, Schneider, LG, Samsung, Cabelte, Hager, Leds C4, Signify (Philips), Ledvance, General Cable Celcat Grundfos, Repsol, S&P, Efapel, Legrand, Rubis, Cabelte, Weidmuller, Miguelez, Carrier, Obo Bettermann, Cepsa, entre cerca de outros 700 fornecedores.
Um agradecimento é também devido às entidades oficiais, muitas delas presentes neste jantar, pelo acompanhamento que fizeram ao nosso percurso, durante os 40 anos de vida da Rolear.
Projetamos a próxima década com alterações organizativas que vêm fazer face às alterações de mercado, às alterações sociais e até ambientais, tendo em vista acrescentar valor à nossa atividade e reforçar a nossa contribuição para uma sociedade mais equilibrada e mais qualificada.
Pretendemos continuar, sempre cientes de que gerir uma empresa, criar e manter empregos é um ato de coragem e para nós de grande responsabilidade. Foi com as pessoas que chegámos até aqui e é com esta filosofia que queremos continuar, porque (meus caros) há coisas que não podem parar…
Muito obrigado e Bem hajam!