Após a conclusão da empreitada de construção da nova ponte sobre o rio Gilão, na ligação do Largo da Caracolinha à Rua do Cais, o Município de Tavira decidiu submeter a votação, entre 17 e 30 de maio, o topónimo a atribuir a esta infraestrutura.
De acordo com as propostas discutidas e aprovadas, por unanimidade, pela Comissão Municipal de Toponímia, em reunião realizada no passado dia 4 de maio, encontram-se em votação os seguintes nomes:
– Ponte dos 500 anos
Este topónimo pretende evocar a efeméride dos 500 anos da elevação de Tavira, de vila a cidade, pelo rei D. Manuel I, a 16 de março de 1520. A comemoração desta data ocorreu no ano de 2020 e coincidiu com o começo da construção da nova ponte sobre o Gilão.
– Ponte Gilão
Este topónimo visa destacar a importância geoestratégica do rio Gilão na construção da própria cidade. O antigo porto de Tavira, sediado neste rio, permitiu o enriquecimento e a afirmação naval, mercantil e militar de Tavira, nos séculos XV-XVI. Através do Gilão chegaram riquezas e partiram muitos navegadores.
– Ponte dos Navegadores
Este topónimo tem como objetivo homenagear todos os navegadores, nomeadamente, os ligados a Tavira: João Vaz Corte Real e seus filhos, Gaspar e Miguel Corte Real, assim como João Arias, natural de Tavira, um dos grumetes de Cristóvão Colombo. Também Fernão de Magalhães escolheu um marinheiro de Tavira para integrar a sua tripulação. Já Vasco da Gama, na sua expedição, levou uma nau chamada “Bérrio”, provavelmente construída nas tercenas de Tavira pela família Bérrio.
Para saber como participar na votação basta clicar aqui.