-
Vila Real de Santo António deixou de ser o pior do país
-
Os melhores do Algarve são Lagoa e Faro no global

O relatório do Rating Municipal Português revela que num total de 308 municípios, Castro Marim é o melhor município de Portugal no item relativo à melhor governação.
No Algarve, Lagoa e Faro são os melhores no Ranking Global e Castro Marim é o município algarvio mais eficaz no serviço ao cidadão e na governação. Faro é o melhor no desenvolvimento económico e social e Lagoa passou a ser o melhor na sustentabilidade financeira.
A avaliação elaborada pela Ordem dos Economistas referente ao ano de 2018, integra quatro dimensões de análise – governação municipal, eficácia de serviço ao cidadão, desenvolvimento económico e social e sustentabilidade financeira.
Segundo a Ordem dos Economistas, trata-se do “único modelo integrado de avaliação da sustentabilidade dos municípios portugueses” e visa proporcionar “aos municípios e cidadãos, uma matriz estratégica de intervenção e, aos decisores públicos, implicações políticas de cooperação estratégica, numa lógica supramunicipal”.
Ainda segundo o relatório completo a que o POSTAL teve acesso, espera-se que a sua apresentação “traga indicadores e análises importantes para a gestão das autarquias e também para a avaliação que os munícipes possam fazer dos seus governos locais”.

Algarve: Lagoa e Faro são os melhores municípios, Albufeira o pior
Na região do Algarve, o melhor município no Ranking Global de 2018 é Lagoa, com uma subida de duas posições referente ao ano de 2016. Seguem-se Faro (exceto na governação), Loulé que desceu duas posições, Castro Marim que, com a sua pontuação melhorada de 104 para 120, manteve a mesma quarta posição, e Portimão que manteve a quinta posição com a sua pontuação melhorada de 93 para 115.
Para surpresa de muitos, o pior município do Algarve, no Ranking Global de 2018, era o segundo melhor município algarvio em 2016. Embora continue a ser um dos melhores do país no Desenvolvimento Económico e Social, Albufeira passou a ser o pior da região na avaliação global.
O segundo pior município é Monchique (exceto na sustentabilidade financeira), seguido por Aljezur (exceto na governação).
Tavira, que chegou a ser o sexto melhor em 2016, é agora o quarto pior município do Algarve, seguido de Vila Real de Santo António, que em 2016 era considerado o pior município dos 308 do país.

Castro Marim é o melhor município do país na governação
O município com a melhor governação de Portugal é Castro Marim, segundo o relatório do Rating Municipal Português, elaborado pela Ordem dos Economistas.
Seguem-se Alcoutim, Vila do Bispo e Aljezur, que nos 308 municípios de Portugal ocupam respetivamente as quinta, sétima e vigésima terceira posições.
Nos 30 piores municípios em governação, a contrastar com Castro Marim considerado o melhor do país, encontram-se um total de cinco municípios do Algarve: Lagos, Olhão, Silves, Albufeira e Faro.
Governação – 30 Melhores Municípios

Governação – 30 Piores Municípios

SAIBA MAIS:
Lagoa é o melhor, mas Albufeira o pior município na sustentabilidade financeira
Castro Marim é o município mais eficaz no serviço ao cidadão
Faro é o melhor município no desenvolvimento económico e social
(CM)