A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre esta quinta-feira e o dia 22 de abril, o patrulhamento nas principais vias, para reduzir a sinistralidade e apoiar os automobilistas na época da Páscoa.
Em comunicado a GNR adianta que “nesta época festiva há sempre um aumento significativo de tráfego rodoviário e os militares estarão atentos às manobras perigosas, utilização indevida de telemóvel, excesso de velocidade e à falta de cintos de segurança, entre outros comportamentos de risco”.
A guarda lembra que, além da deslocação de famílias por todo o país, “o aumento do tráfego, particularmente nos itinerários principais de ligação a Espanha, deve-se ao grande número de cidadãos espanhóis que visitam Portugal”.
A GNR aconselha que os automobilistas descansem “pelo menos de duas em duas horas, adequem a velocidade às condições climatéricas, ao estado da via e ao volume de tráfego e mantenham a calma em situações de elevada intensidade de tráfego, que possam obrigar à circulação a baixa velocidade”.
Na operação Páscoa do ano passado a GNR registou 1.010 acidentes, dos quais resultaram seis mortos, 19 feridos graves e 299 feridos ligeiros. Detetou também 6.665 contraordenações, menos 1.537 que as registadas em 2017, segundo avança a Agência Lusa.
(CM)