O Museu Municipal de Faro acolhe no próximo sábado, 29 de agosto, às 21:30, a sessão de encerramento da 10.ª edição do Farcume – Festival Internacional de Curtas Metragens de Faro.
A última sessão será Inteiramente dedicada a curtas-metragens portuguesas, e contará com a presença dos realizadores Vera Casaca e Hugo Pinto, que apresentarão ao público os seus filmes: “Se Poirot estivesse aqui” (2019) e “Ao Telefone com Deus” (2017) ambos de Vera Casaca; e “A Escritora” (2019) e o “Intruso” (2020), de Hugo Pinto.
A sessão de encerramento contará com a presença do ator Eduardo Frazão e da atriz Cláudia Semedo. Eduardo Frazão, um dos protagonistas do filme “Se Poirot estivesse aqui”, da realizadora algarvia Vera Casaca, é conhecido do grande público pela sua participação nas séries “Os Filhos do Rock”, “Coração de Ouro” e “Filha da Lei”. Cláudia Semedo, é a protagonista da curta-metragem “O Intruso” do realizador lisboeta Hugo Pinto, com o qual colaborou também na direção de atores do filme “A Escritora”. Bastante conhecida do grande público pelo seu trabalho em séries televisivas como “Maternidade” e na telenovela “Quer o Destino”, presentemente em exibição na TVI, Cláudia Semedo participou também em filmes como “O Crime do Padre Amaro” e “O último voo do Flamingo”.
Durante a cerimónia serão igualmente apresentados os vencedores da 10ª edição deste Festival, nas categorias de Ficção, Animação e Documentário. Este ano, a organização do Farcume instituiu um novo galardão o Prémio de Melhor Atriz/Ator.
O Farcume prova ser um Festival de grande relevância e que vem assumindo ao longo dos anos uma inegável posição de distinção no panorama cinematográfico português.
Estes 10 anos representam para a Faro 1540 “uma afirmação do seu papel no âmbito da promoção, divulgação e dinamização do cinema na região, reconhecido este ano pelo Observatório Europeu das Cidades Culturais e Criativas como um dos eventos de destaque na cidade de Faro”.
O Festival Internacional de Curtas Metragens de Faro, organizado pela FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, decorreu em três cidades algarvias: Faro, Olhão e Loulé e decorreu entre os dias 14 e 29 de agosto, contando com a exibição de cerca de 58 filmes, oriundos de 21 países, correspondendo a três categorias: ficção, documentário e animação.