Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Europa, Vida & Lazer

Poucos passageiros sabem: telemóvel pode ser confiscado no aeroporto se não tiver atenção a esta situação

O seu telemóvel pode ser confiscado no aeroporto por causa de um detalhe que muitos passageiros desconhecem

10:30 29 Outubro, 2025 23:42 28 Outubro, 2025
Luís SantosLuís SantosContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há um detalhe pouco conhecido que pode transformar um simples embarque num verdadeiro contratempo: se levar um telemóvel sem bateria, este pode ser confiscado no controlo de segurança do aeroporto. A regra, em vigor em todos os aeroportos do Reino Unido e recomendada pela Organização Internacional da Aviação Civil para toda a Europa, pode afetar viajantes mesmo com o bilhete confirmado e o check-in feito, segundo o jornal Daily Express.

Nos últimos anos, as autoridades de aviação reforçaram as medidas de segurança relacionadas com o transporte de equipamentos eletrónicos. A norma determina que qualquer aparelho capaz de armazenar energia deve poder ser ligado no momento da inspeção.

O objetivo é garantir que o dispositivo não foi alterado ou utilizado para fins ilícitos, já que os agentes de segurança não conseguem verificar o conteúdo de um equipamento que não liga. A falta de bateria pode, assim, levantar suspeitas e resultar na apreensão do item.

Medida aplicada nos aeroportos

A recomendação é clara no portal oficial do Governo britânico: “Certifique-se de que os seus dispositivos eletrónicos estão carregados antes de viajar. Se o seu equipamento não ligar quando solicitado, não será permitido levá-lo a bordo.”

Entre os dispositivos abrangidos estão telemóveis, portáteis, tablets, câmaras fotográficas e consolas portáteis. Mesmo os powerbanks e auscultadores sem fios podem ser verificados, dependendo das instruções do agente responsável pela triagem de segurança, refere a mesma fonte.

Quando o aparelho não liga, os agentes podem optar por retê-lo temporariamente ou confiscá-lo de forma definitiva. Em alguns aeroportos, os passageiros recebem um comprovativo que lhes permite reclamar o item mais tarde, mas nem sempre isso é possível.

O que dizem as companhias aéreas

A British Airways recorda no seu site que “todos os equipamentos eletrónicos devem estar carregados e prontos a ser ligados antes de passar pela segurança”. Caso contrário, o passageiro poderá ser obrigado a deixá-lo para trás.

É alertado ainda pela empresa que, em voos com escala, os viajantes devem evitar descarregar totalmente os dispositivos durante a primeira etapa, já que os pontos de carregamento podem ser limitados e o uso de adaptadores nem sempre é viável.

A TUI Airways segue a mesma linha, afirmando que “os dispositivos eletrónicos descarregados podem ser sujeitos a inspeções adicionais e, se não ligarem, poderão ser retidos no controlo”. A companhia recomenda manter os aparelhos ligados até ao embarque, pois podem ser novamente testados junto à porta de embarque.

Risco de perder o equipamento

O jornal britânico Mirror relata que vários passageiros já ficaram sem os seus aparelhos após inspeções em aeroportos britânicos e europeus. A razão é simples: a segurança aeroportuária não pode permitir o transporte de dispositivos cuja origem e estado não possam ser confirmados.

Em Heathrow, por exemplo, quem tiver o equipamento retido pode recorrer ao serviço Bagport, responsável pelo gabinete de achados e perdidos. No entanto, a recuperação do item nem sempre é garantida e pode implicar custos adicionais.

A Ryanair, por sua vez, não esclarece o que acontece em casos de confisco. A empresa apenas indica que, se o telemóvel ou tablet ficar sem bateria após o check-in online, o passageiro pode pedir um novo cartão de embarque gratuito no aeroporto, mas não menciona o que fazer se o equipamento for retido.

Regra universal que poucos conhecem

A política é amplamente aplicada independentemente da companhia aérea, seja Ryanair, easyJet, British Airways ou TUI. O princípio é o mesmo: se o dispositivo eletrónico não puder ser ligado, pode ser confiscado e o passageiro poderá ser impedido de embarcar.

De acordo com o Daily Express, a Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação recomenda que todos os viajantes confirmem o nível de carga dos aparelhos antes de sair de casa e transportem um carregador portátil sempre que possível.

Um pequeno descuido com grandes consequências

A perda de um telemóvel ou computador pode representar um prejuízo significativo, além do transtorno causado no início de uma viagem, por isso, é importante verificar a bateria antes de sair para o aeroporto.

Leia também: Segurança Social lembra que novembro está ‘à porta’: conheça as datas de pagamentos de subsídios e pensões

Copo de plástico com cubos de gelo.
Economia Nacional

Cadeia de supermercados já vende copos com 130 gramas de gelo pelo mesmo preço de um saco com 2 quilos

14:20 26 Outubro, 2026 12:31 26 Outubro, 2026

Auchan disponibiliza um copo com gelo por 99 cêntimos, mas pelo mesmo valor é possível comprar um saco com uma quantidade muito superior

ciclista Miguel Figueira
Algarve Desporto Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 13:55 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho, e foi surpreendido por familiares e amigos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Algarve Cultura Mundo

Residente em Lagoa vai representar Portugal no concurso Miss Classic Universe na Malásia

10:13 26 Outubro, 2026 10:13 26 Outubro, 2026

Miryam Morron, distinguida como Miss Classic Universe Portugal 2026, vai participar num concurso internacional e dar visibilidade a causas sociais

Júlio Mamute.
Mundo Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 13:44 26 Outubro, 2026

O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para participar numa maratona

Opinião Política

A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

11:48 26 Outubro, 2026 11:57 26 Outubro, 2026

"Estará o poder a aplicar os mesmos critérios a todos os cidadãos ou estará, consciente ou inconscientemente, a revelar maior intolerância perante aqueles cujas reivindicações mais diretamente expõem as insuficiências das políticas públicas?"

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Copo de plástico com cubos de gelo.
Economia, Nacional

Cadeia de supermercados já vende copos com 130 gramas de gelo pelo mesmo preço de um saco com 2 quilos

14:20 26 Outubro, 2026 12:31 26 Outubro, 2026

Auchan disponibiliza um copo com gelo por 99 cêntimos, mas pelo mesmo valor é possível comprar um saco com uma quantidade muito superior

ciclista Miguel Figueira
Algarve, Desporto, Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 13:55 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho, e foi surpreendido por familiares e amigos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Algarve, Cultura, Mundo

Residente em Lagoa vai representar Portugal no concurso Miss Classic Universe na Malásia

10:13 26 Outubro, 2026 10:13 26 Outubro, 2026

Miryam Morron, distinguida como Miss Classic Universe Portugal 2026, vai participar num concurso internacional e dar visibilidade a causas sociais

Júlio Mamute.
Mundo, Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 13:44 26 Outubro, 2026

O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para participar numa maratona

Opinião, Política

A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

11:48 26 Outubro, 2026 11:57 26 Outubro, 2026

"Estará o poder a aplicar os mesmos critérios a todos os cidadãos ou estará, consciente ou inconscientemente, a revelar maior intolerância perante aqueles cujas reivindicações mais diretamente expõem as insuficiências das políticas públicas?"

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Cadeia de supermercados já vende copos com 130 gramas de gelo pelo mesmo preço de um saco com 2 quilos
    Cadeia de supermercados já vende copos com 130 gramas de gelo pelo mesmo preço de um saco com 2 quilos
  • Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa
    Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa
  • Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai
    Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai
  • Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos
    Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos
  • Silves revela património e memórias através de fotografia e poesia na exposição “Molduras do Invisível”
    Silves revela património e memórias através de fotografia e poesia na exposição “Molduras do Invisível”

Opinião

  • A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
    A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
  • A força do acreditar | Por Andrea Moura
    A força do acreditar | Por Andrea Moura
  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal