Quais a cidades portuguesas com melhor cotação a nível turístico? O estudo RepScore, desenvolvido pela OnStrategy, uma consultora multidisciplinar, avalia anualmente mais de 50 indústrias e setores de atividade. No setor do Turismo, esta instituição criou um estudo para identificar quais as cidades portuguesas com melhor reputação turística.
Segundo os dados do estudo da RepScore, da consultora OnStrategy, a cidade do Porto é a cidade portuguesa com melhor reputação no setor do Turismo, atingindo uma avaliação de 74,3 pontos numa escala de 0 a 100. A Invicta, juntamente com o Norte de Portugal, registou um crescimento de cerca de 30% no número de hóspedes e dormidas em 2023.
O top 3 das cidades portuguesas com melhor reputação, segundo o estudo da RepScore da OnStrategy, é completamente dominado pela região norte. Na segunda posição ficou Viana do Castelo, a Princesa do Minho, com 74,1 pontos, sendo a terceira posição ocupada pela cidade de Aveiro, a ‘Veneza portuguesa’, com 74 pontos, segundo o NCultura.
A lista das 10 cidades com melhor reputação em Portugal fica completa com as restantes sete cidades: Lisboa, no quarto lugar com 73,5 pontos, Ponta Delgada com 73,3, Braga com 73,2 pontos. O Funchal, a representar os arquipélagos, ficou com 73,1 pontos, Leiria e Viseu ficaram empatadas com 73 pontos cada, e Coimbra com 72,9.
O ranking da OnStrategy também avaliou e atribuiu cotações às diferentes regiões de turismo em Portugal. Neste critério, o Turismo do Porto e Norte provou ter a melhor reputação turística, ficando em primeiro lugar, com uma avaliação de 74,5, o Turismo de Lisboa ficou no segundo posto com 74,2, e o Turismo dos Açores completou o pódio com 74,1. O Turismo do Centro teve 73,7, o Turismo da Madeira obteve 73,6, o Turismo de Cascais registou 73,1, o Turismo do Algarve ficou-se pelos 72,8 e o Turismo do Alentejo e Ribatejo arrecadou 72,4.
3- Aveiro
Aveiro é uma cidade situada a cerca de 75 km a sul do Porto, frequentemente chamada de Veneza portuguesa devido aos canais que atravessam o centro da cidade, onde navegam os emblemáticos barcos moliceiros. Em termos comparativos, os barcos moliceiros estão para Aveiro como as gôndolas estão para Veneza.
Durante os meses de verão, uma das principais praias de Aveiro é a Praia da Barra, situada junto ao pontão. É uma praia bastante ampla onde é possível praticar kitesurf, surf, vela e pesca desportiva. Existem muitos bares e diversos eventos ao longo do ano, sendo o local ideal para umas férias relaxantes.
Nesta praia, poderá ainda avistar o farol mais alto de Portugal, com 62 metros. O imponente Farol de Aveiro é também o segundo maior da Península Ibérica, construído entre 1885 e 1893. Pode também visitar a Praia da Costa Nova, um pouco mais distante da Praia da Barra, onde encontrará as típicas casas com listras coloridas, situadas numa antiga vila piscatória.
2– Viana do Castelo
Se Aveiro fica a cerca de 50 minutos de carro a sul do Porto, Viana do Castelo está a 74 km a norte do Porto, com uma viagem de igual duração. É uma das cidades mais bonitas da região norte, valendo a pena explorar o seu centro histórico, com séculos de existência. Pelas suas ruas e vielas, descobrem-se edifícios antigos e coloridos, painéis de azulejo e arte urbana. As suas igrejas e o comércio tradicional são encantadores.
Um dos ex-líbris da cidade é o Santuário do Monte de Santa Luzia, também conhecido como Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus. A partir dele, obtém-se a vista mais incrível sobre Viana do Castelo, com a foz do rio Lima e o Oceano Atlântico.
Uma curiosidade sobre o nome da cidade: diz a lenda que nesta região existia um grande castelo de pedra onde vivia uma linda e extremamente tímida princesa, a princesa Ana, que se escondia dos olhares dos passantes. Até que um dia, a princesa Ana se apaixonou por um rapaz do outro lado do rio. Quando a princesa deixava-se ver, o rapaz exclamava: “Vi a Ana do Castelo”. Tantas vezes repetiu esta frase que a localidade passou a chamar-se Viana do Castelo.
1 – Porto
As origens do centro urbano do Porto datam da Idade do Bronze, aproximadamente oito séculos antes de Cristo. O Porto, cidade que deu nome a Portugal, era antigamente designada Cale, uma pequena aldeia celta na desembocadura do Douro. Os romanos construíram ali um porto, chamando-o de “Portus Cale”, origem do topónimo Portugal. Mais tarde, tornou-se a capital do Condado Portucalense, onde se formou Portugal.
O Porto é uma das cidades mais emblemáticas, belas e charmosas do país. Pelas suas ruas respira-se a história, a tradição, a arte e a cultura portuguesas. A sua magia é palpável. Em cada esquina há um segredo. Em cada rua, uma história. Esta cidade é especial tanto para os seus residentes como para os visitantes. A poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, definiu o Porto da melhor forma: “O Porto não é um lugar. É um sentimento.”
Atualmente, o Porto é destino de milhões de turistas e de numerosos estudantes. É um importante polo industrial e conta com universidades de alta qualidade. A Universidade do Porto destaca-se em rankings académicos e científicos internacionais.
A cidade invicta é também conhecida mundialmente pelo seu vinho, o famoso Vinho do Porto, pelas suas magníficas pontes e pela sua arquitetura, tanto contemporânea como antiga. O seu centro histórico foi classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1996.
Leia também: Conheça a cidade do Algarve que foi em tempos o centro do mundo