Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europa, Vida & Lazer

Descubra a região em Espanha com praias em forma de concha e onde fica a “capital da sidra”

Durante a temporada da sidra, nesta localidade em Espanha, os visitantes podem provar a bebida diretamente da fonte

16:30 20 Junho, 2025 14:41 20 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Entre o Golfo da Biscaia e as encostas verdes do norte de Espanha, uma cidade destaca-se tanto pela paisagem como pelos sabores. Os turistas que a visitam geralmente procuram a gastronomia local e a proximidade do mar, mas há um outro motivo que leva alguns a voltar todos os anos.

A poucos minutos do centro de San Sebastián, na região do País Basco, uma pequena localidade assume o protagonismo durante o início do ano.

De acordo com The Sun, Astigarraga é considerada a “capital da sidra” na região e acolhe uma tradição que junta mesas comunitárias, pratos típicos e um ritual singular à volta de grandes barris.

Uma prática com séculos de história

A temporada da sidra, conhecida localmente como txotx, realiza-se entre janeiro e maio. Durante este período, os produtores locais abrem os barris onde a bebida fermentou desde o outono anterior e convidam os visitantes a prová-la diretamente da fonte.

Segundo a mesma fonte, a tradição tem origens antigas e está ligada à preservação da saúde dos marinheiros. Durante o século XVI, a sidra era consumida a bordo para prevenir o escorbuto.

Petritegi: seis gerações a produzir sidra

Uma das casas mais antigas da região é a Petritegi. Refere o The Sun que esta sidraria é gerida pela mesma família há seis gerações e continua a funcionar na mesma propriedade onde foi fundada, em 1526.

As visitas incluem uma degustação conduzida por um guia, que oferece a primeira prova assim que os visitantes entram na antiga casa rural. De seguida, há uma visita à zona de produção, onde são explicadas as etapas da colheita manual das maçãs.

Mesas comunitárias e pratos típicos

O momento mais esperado da experiência ocorre durante o jantar. Escreve o mesmo jornal que os convidados se sentam em mesas de madeira com capacidade para centenas de pessoas, onde são servidos pratos bascos, como omelete de bacalhau, chouriço frito, bife T-bone e queijo com marmelada.

A refeição é intercalada com pausas para ir até à sala dos barris. Conforme a mesma fonte, sempre que alguém grita “txotx!”, uma rolha é retirada e a sidra começa a jorrar.

Recomendamos: Esta ponte é considerada das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e cenário digno de postal

Os participantes fazem fila para recolher o líquido nos copos, aprendendo a técnica correta para deixá-lo bater nas paredes do vidro e formar espuma.

Onde dormir depois do txotx

Após uma noite de sidra e comida, o descanso é ‘quase’ obrigatório. Segundo The Sun, o hotel NH Collection Aranzazu é uma opção procurada por quem regressa à cidade, com quartos amplos e camas queen-size. A localização permite ainda aceder a outras atrações da região.

Cidade vista de cima

A partir do Monte Igueldo e do Monte Urgull é possível ter uma vista panorâmica sobre San Sebastián e a sua praia em forma de concha. Explica o jornal britânico que existe um funicular para ajudar os visitantes que preferem não subir a pé até ao topo.

Pintxos, a outra tradição

Além da sidra, os visitantes encontram em San Sebastián um momento gastronómico centrado nos pintxos, pequenos pratos que, segundo o The Sun, custam em média 2,50 euros e são servidos em praticamente todos os bares da Cidade Velha.

O jornal destaca alguns locais e sugestões: o Bar Sport, conhecido pelo Gilda (uma combinação de azeitonas, anchovas e pimentas); o La Cuchara de San Telmo, com polvo crocante; e o Borda Berri, onde é possível experimentar orelha de porco grelhada.

Cheesecake à moda basca

Um dos locais mais visitados é o restaurante La Viña, apontado como o local de origem do cheesecake basco queimado, sobremesa que se tornou viral nos últimos anos. Acrescenta a publicação que, apesar das filas frequentes, o espaço mantém o foco na tradição culinária da cidade.

A ligação entre o mar, a montanha e a mesa continua a definir a identidade de San Sebastián e das localidades vizinhas. Embora muitos cheguem por curiosidade gastronómica, há quem regresse apenas para mais um copo, um grito e um barril de sidra.

Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro para acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão (e não só)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve Cultura

Open Ateliers Olhão regressam em setembro com mais de 50 artistas

17:20 1 Julho, 2026 17:24 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Evento reúne pintura, fotografia, ilustração, arte urbana, escultura, têxteis, design gráfico, azulejaria e gravura

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Algarve Vida & Lazer

Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite

18:49 1 Julho, 2026 18:49 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Centro náutico de Odeleite conta com bar, zonas de sombra e piscina instalada no espelho de água da barragem

Algarve Desporto

Albufeira: FC Porto venceu o Belenenses por 33-24 e conquistou o título nacional de andebol

17:10 1 Julho, 2026 16:57 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Fase final do Campeonato Nacional de Andebol Masters reuniu oito equipas no Pavilhão da Escola Básica e Secundária

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Algarve Desporto Vídeo

Ginástica de Vila Real de Santo António regressa ao palco nacional pela Vilachamps [vídeo]

11:12 30 Junho, 2026 11:03 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de vários anos sem representação nacional, VRSA voltou às competições de Ginástica Artística Feminina

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Europe Direct Algarve

Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia

16:20 1 Julho, 2026 16:22 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugueses apontam competitividade, economia, indústria, segurança e defesa como prioridades para reforçar a UE

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve, Cultura

Open Ateliers Olhão regressam em setembro com mais de 50 artistas

17:20 1 Julho, 2026 17:24 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Evento reúne pintura, fotografia, ilustração, arte urbana, escultura, têxteis, design gráfico, azulejaria e gravura

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Algarve, Vida & Lazer

Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite

18:49 1 Julho, 2026 18:49 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Centro náutico de Odeleite conta com bar, zonas de sombra e piscina instalada no espelho de água da barragem

Algarve, Desporto

Albufeira: FC Porto venceu o Belenenses por 33-24 e conquistou o título nacional de andebol

17:10 1 Julho, 2026 16:57 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Fase final do Campeonato Nacional de Andebol Masters reuniu oito equipas no Pavilhão da Escola Básica e Secundária

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Algarve, Desporto, Vídeo

Ginástica de Vila Real de Santo António regressa ao palco nacional pela Vilachamps [vídeo]

11:12 30 Junho, 2026 11:03 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de vários anos sem representação nacional, VRSA voltou às competições de Ginástica Artística Feminina

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Europe Direct Algarve

Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia

16:20 1 Julho, 2026 16:22 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugueses apontam competitividade, economia, indústria, segurança e defesa como prioridades para reforçar a UE

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia, Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Últimas Notícias

  • Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
    Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
  • Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
    Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
  • Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
    Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
  • Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
    Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
  • Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial
    Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

Opinião

  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal