Portugal é um país de paisagens diversificadas e encantadoras, onde cada região oferece um cenário único de beleza natural. Desde as praias douradas do Algarve às verdes montanhas do Gerês, passando pelas vinhas do Douro e as planícies alentejanas, o nosso país é irresistível quer para os turistas portugueses, quer para os estrangeiros. Em seguida, vamos falar-lhe mais acerca duma vila do interior, mais concretamente do distrito de Santarém, que é descrita como ‘Península encantada’, segundo o Ekonomista.
Dornes é um mundo encantado, repleto de lendas e histórias. Envolta pelo Zêzere, esta aldeia merece uma visita em família ou com amigos. É uma terra onde o encantamento e o mistério se entrelaçam, proporcionando uma inesquecível lição de história e natureza. Situada numa península rodeada pelas águas do Zêzere, é uma das mais belas e preservadas vilas de Portugal, rica em cultura e tradições religiosas.
Um dos eventos mais marcantes são os Círios de origem medieval e as romarias que atraem muitos curiosos. E, claro, não se pode esquecer a paisagem. Dornes está enquadrada numa moldura paisagística única, entre o rio e as serras, ideal para momentos de reflexão, relaxamento ou simples contemplação da natureza.
Ótima para famílias e grupos de amigos, Dornes oferece agradáveis passeios a pé e de barco, banhos no rio e diversas atividades aquáticas. Usufrua da sua calma para relaxar e descubra tudo o que esta localidade tem para oferecer.
A pequena povoação de Dornes, em Ferreira do Zêzere, é também conhecida como Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários. Situada no topo de uma península, contornada pela albufeira do rio Zêzere, destaca-se pela Torre Templária de Dornes, uma torre defensiva pentagonal, única no país.
Dornes possui um legado histórico invejável, tendo sido considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. Terra de lendas e mistérios, as suas histórias incluem a Rainha Santa que foi sua peregrina e os grão-mestres da Ordem dos Templários.
Templo de Nossa Senhora do Pranto
Branca por fora, esta igreja surpreende pelo seu interior rico e pelo magnífico órgão de tubos. É um templo ainda muito frequentado, especialmente em algumas épocas do ano, como nas peregrinações. Destaca-se o púlpito renascentista, datado de 1544, com cinco fiadas de rosetas tendo por centro a Cruz de Cristo.
Torre Pentagonal de Dornes
Esta torre sineira e templária possui um formato peculiar e a sua cor contrasta com a alvura da igreja. Edificada por Gualdim Pais para defesa da linha do Tejo, a torre foi construída sobre uma antiga base romana, garantindo a segurança para a exploração do ouro no Zêzere.
Embarcações
No topo da aldeia, junto à estrada, encontra-se um barco de três tábuas que testemunha uma arte em vias de extinção: a construção de embarcações que, outrora, animavam o rio Zêzere.
Praia fluvial
Especialmente nos meses mais quentes, vale a pena visitar a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado, onde se pode desfrutar de paisagens magníficas e refrescantes.
Em Dornes, destacam-se dois espaços para refeições: o restaurante Fonte de Cima e o café O Rio. Nestes locais, pode provar pratos típicos da região, como o peixe do rio frito, o lagostim do rio e a carne de porco com amêijoa do rio. O mel é também um ingrediente presente nos doces regionais e sobremesas.
Hospedaria Nossa Senhora do Pranto
Esta hospedaria oferece quartos com WC e vistas sobre o rio Zêzere. Além disso, possui um restaurante onde pode tomar o pequeno-almoço e fazer as refeições diárias.
Casa da Eira
Uma casa de campo com capacidade para 6 pessoas, equipada com piscina exterior, churrasco e um terraço com vistas deslumbrantes para a montanha e para o rio.
Outras opções incluem a Casa da Avó, a Casa de Lis, a Casa Nunes, a Riverside e a Ca’D’oro (em Cagida).
Dornes é, sem dúvida, uma aldeia que merece ser descoberta, com a sua história rica, paisagens deslumbrantes e uma tranquilidade que convida ao relaxamento.
Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal