Portugal é um país repleto de riquezas, oferecendo experiências variadas em locais onde a tradição e a modernidade se cruzam numa longa história, onde cada pedra conta uma história própria. Sortelha é um desses locais. As belezas de Portugal vão muito além das praias ensolaradas do Algarve ou das paisagens deslumbrantes do Douro Vinhateiro. Nesse sentido, Sortelha pode ser a escolha ideal para quem quer explorar algo diferente. Esta aldeia, localizada no concelho do Sabugal, destaca-se pelas suas casas de pedra, que se mantêm incrivelmente bem preservadas. Quem aprecia as Aldeias Históricas de Portugal certamente ficará deslumbrado com Sortelha, também conhecida como a “aldeia do anel”.
O nome da aldeia, segundo o Ekonomista, parece ter origem na palavra castelhana “sortija”, que significa anel. Aliás, se observarmos o brasão de Sortelha, podemos ver que este contém a imagem de um castelo e de um anel. Desde cedo, somos envolvidos nas histórias de contos de fadas, onde o príncipe salva a princesa e juntos vivem felizes para sempre. Sortelha poderia facilmente servir de cenário para uma dessas histórias encantadoras.
O castelo, mandado construir por D. Sancho I no século XII, é a primeira visão marcante de quem se aproxima da aldeia, uma vez que se encontra a 760 metros de altitude, sendo visível a grande distância. Em 1910, o castelo foi classificado como Património Nacional.
As muralhas são fascinantes, sendo que a Porta Árabe, uma das quatro entradas da muralha (as outras são a Porta Nova, a Porta Falsa e a Porta da Vila ou Porta do Concelho), conduz a um espaço de beleza impressionante. A vista do topo oferece uma paisagem deslumbrante, que é sem dúvida um dos pontos altos de qualquer visita a Sortelha.
Apesar de pequena, a aldeia tem vários locais de interesse que merecem ser explorados e que certamente irão surpreendê-lo. Aqui ficam algumas sugestões:
- Torre Sineira, de onde se pode apreciar uma vista espetacular;
- Antiga Casa da Câmara e Cadeia, um edifício de dois pisos, com funções distintas em cada andar;
- Igreja Matriz de Sortelha ou Igreja de Nossa Senhora das Neves, que data do século XIV e que sofreu várias remodelações ao longo dos anos;
- Cabeça da Velha, uma rocha de forma peculiar, facilmente associada à cabeça de uma senhora idosa.
Em Sortelha, existem dois restaurantes que são frequentemente recomendados: o Restaurante Dom Sancho (Largo do Corro, Sortelha) e o Restaurante O Celta (Rua Doutor Victor Pereira das Neves), ambos conhecidos pela sua oferta de pratos de gastronomia tradicional.
Ao fazer turismo rural, é importante valorizar o contacto com a natureza e a cultura local, escolhendo cuidadosamente os locais onde pernoitar.
Em Sortelha, destacam-se as Casas da Lagariça como uma das opções de alojamento mais procuradas. Outra alternativa é a Hospedaria Robalo, que, embora um pouco mais distante da aldeia (cerca de 10 km), é também uma escolha bastante popular.
Leia também: Esta é uma das zonas não vigiadas mais perigosas do Algarve e registou 53 salvamentos este verão