Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Animais, Europa

Britânicos ‘assustados’ alertam para praga de cobras que está a invadir esta ilha paradisíaca muito famosa a 2 h de Portugal

Conhecida pelas paisagens paradisíacas e vida noturna, esta ilha enfrenta agora uma praga de cobras que tem vindo a assustar os turistas

14:50 21 Junho, 2025 14:28 21 Junho, 2025 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os destinos turísticos mais procurados costumam atrair visitantes pelas paisagens naturais, clima e experiências relaxantes. No entanto, por vezes surgem situações inesperadas que despertam atenção por motivos bem diferentes daqueles que tradicionalmente levam à sua escolha. É o caso de uma ilha muito procurada durante os meses de verão, onde uma praga de cobras tem levado ao cancelamento de viagens já programadas.

Alerta internacional para os visitantes

Nas últimas semanas, Ibiza tem sido foco de notícias não pelas suas belezas naturais, mas por um fenómeno pouco comum: a presença de uma praga de cobras.

De acordo com o HuffPost, vários meios de comunicação estrangeiros têm noticiado esta situação, alertando os seus cidadãos que tencionam visitar a ilha. Embora estas serpentes não sejam agressivas para os humanos, recomenda-se precaução.

Em Itália, por exemplo, foram emitidos avisos para quem planeia viajar para a ilha. O objetivo passa por informar e tranquilizar, ao mesmo tempo que se aconselha vigilância, sobretudo em zonas naturais e menos movimentadas.

Também no Reino Unido, o tema tem sido debatido nos jornais. Os relatos de serpentes a nadar nas zonas costeiras estão a preocupar alguns turistas, levando mesmo à desistência de mergulhos e ao cancelamento de estadias programadas.

Reações dos turistas britânicos

Um turista proveniente do Reino Unido, citado pelo HuffPost, partilhou a sua experiência com o jornal Daily Express. Segundo este turista, “há 20 anos jamais me teria passado pela cabeça presenciar algo assim. Parece que caiu uma maldição sobre a ilha, que em tempos era tão tranquila e paradisíaca”.

Este tipo de testemunhos tem vindo a aumentar, dando voz ao desconforto vivido por quem se depara com esta nova realidade.

As serpentes em causa pertencem à espécie conhecida como cobra‑de‑ferradura, cujo nome científico é Hemorrhois hippocrepis. Apesar de não serem venenosas, estas serpentes podem tornar-se agressivas se se sentirem ameaçadas.

Um protetor inesperado

Curiosamente, um gato foi filmado a enfrentar estas serpentes em plena via pública na ilha, conforme refere a mesma fonte. A cena tem gerado algum entusiasmo nas redes sociais, onde é vista como uma demonstração corajosa de defesa do território por parte do animal.

O comportamento do felino tem sido descrito como audaz e determinado, contrastando com o receio manifestado por alguns residentes e visitantes. Este episódio veio trazer um tom mais leve ao debate, ainda que a preocupação com a proliferação da praga de cobras se mantenha.

Recomendamos: Adeus ‘nuestros hermanos’: britânicos cansados de Espanha optam por este país onde “há espaço para todos” e se come marisco por 12€

Apreensão generalizada nas zonas costeiras

A situação está a ter impacto nas zonas balneares, com relatos de que “as praias estão a esvaziar-se” por causa do receio provocado pela presença de serpentes nas águas costeiras.

O turismo, principal motor económico da região, pode vir a ressentir-se caso o fenómeno continue a ganhar dimensão. As autoridades locais têm acompanhado o caso, procurando medidas para controlar a situação e manter a segurança dos visitantes, segundo aponta o HuffPost.

Serpentes e comportamento natural

A cobra‑de‑ferradura é comum em várias regiões do Mediterrâneo e, embora não representem um perigo direto, a sua presença inesperada em ambientes frequentados por pessoas levanta questões sobre o equilíbrio ecológico da ilha.

O motivo para o aumento do número de serpentes em Ibiza ainda não é totalmente claro, mas alguns especialistas acreditam que poderá estar relacionada com alterações nos ecossistemas locais e com a introdução involuntária da espécie nos últimos anos.

Medidas e perspetivas futuras

Enquanto se estudam formas de controlar esta população crescente, o apelo principal mantém-se centrado na precaução. As autoridades pedem que se evite o contacto com os animais e que se reporte a sua presença, especialmente em áreas habitualmente frequentadas por turistas.

As ações para monitorizar e conter a propagação da espécie estão em curso, com a colaboração de biólogos, organizações ambientais e entidades locais.

A prioridade passa por proteger tanto os habitantes como os visitantes, assegurando que Ibiza continue a ser vista como um destino seguro e acolhedor.

Leia também: Viu fita cola na porta de uma casa? Saiba o que significa e descubra o que deve (mesmo) fazer

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Algarve Cultura

Quatro anos depois, Octávio continua a levar a história de Quarteira aos mais novos

10:00 5 Outubro, 2026 11:45 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Criado para divulgar a identidade de Quarteira junto dos mais novos, Octávio celebra quatro anos com festa no Jardim São Pedro do Mar

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Atenção condutores: se estiver elegível para obter este dístico pode estacionar sem pagar em Lisboa

06:20 5 Outubro, 2026 20:35 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Proprietários de veículos 100% elétricos podem pedir um título anual que permite estacionar gratuitamente em lugares tarifados da EMEL

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Tempo

Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia

09:30 5 Outubro, 2026 12:52 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade deverá manter-se até terça-feira, com possibilidade de aguaceiros fortes, trovoada, granizo e rajadas

Algarve Gastronomia

Arte, licor e pão dão forma a programa dedicado à alfarroba em Silves

09:00 5 Outubro, 2026 11:29 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Silves prolonga as comemorações do Dia Mundial do Turismo com um programa que coloca a alfarroba no centro das atividades de outubro

Algarve Cultura Economia

Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António

08:00 5 Outubro, 2026 14:33 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 8 e 13 de outubro, a Feira da Praia ocupa vários espaços da cidade e volta a atrair visitantes portugueses e espanhóis

Opinião

Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende

07:20 5 Outubro, 2026 15:12 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A História não está apenas nos arquivos, nos livros ou nos museus. Às vezes, está sentada ao nosso lado, numa cadeira, a contar-nos pela décima vez como era a vida antigamente"

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Opinião Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Algarve, Cultura

Quatro anos depois, Octávio continua a levar a história de Quarteira aos mais novos

10:00 5 Outubro, 2026 11:45 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Criado para divulgar a identidade de Quarteira junto dos mais novos, Octávio celebra quatro anos com festa no Jardim São Pedro do Mar

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Atenção condutores: se estiver elegível para obter este dístico pode estacionar sem pagar em Lisboa

06:20 5 Outubro, 2026 20:35 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Proprietários de veículos 100% elétricos podem pedir um título anual que permite estacionar gratuitamente em lugares tarifados da EMEL

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Tempo

Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia

09:30 5 Outubro, 2026 12:52 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade deverá manter-se até terça-feira, com possibilidade de aguaceiros fortes, trovoada, granizo e rajadas

Algarve, Gastronomia

Arte, licor e pão dão forma a programa dedicado à alfarroba em Silves

09:00 5 Outubro, 2026 11:29 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Silves prolonga as comemorações do Dia Mundial do Turismo com um programa que coloca a alfarroba no centro das atividades de outubro

Algarve, Cultura, Economia

Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António

08:00 5 Outubro, 2026 14:33 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 8 e 13 de outubro, a Feira da Praia ocupa vários espaços da cidade e volta a atrair visitantes portugueses e espanhóis

Opinião

Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende

07:20 5 Outubro, 2026 15:12 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A História não está apenas nos arquivos, nos livros ou nos museus. Às vezes, está sentada ao nosso lado, numa cadeira, a contar-nos pela décima vez como era a vida antigamente"

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Opinião, Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Últimas Notícias

  • Quatro anos depois, Octávio continua a levar a história de Quarteira aos mais novos
    Quatro anos depois, Octávio continua a levar a história de Quarteira aos mais novos
  • Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia
    Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia
  • Arte, licor e pão dão forma a programa dedicado à alfarroba em Silves
    Arte, licor e pão dão forma a programa dedicado à alfarroba em Silves
  • Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António
    Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António
  • Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente
    Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

Opinião

  • A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
    A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
    Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal