Acha que a bateria do seu smartphone já não dura tanto como quando o comprou? Sente que demora mais tempo a carregar? Se suspeita que tem uma bateria viciada, está no sítio certo para esclarecer todas as dúvidas e descobrir possíveis soluções para este problema.
A expressão “bateria viciada” remonta às baterias de níquel cádmio (NiCd) dos anos 80 e 90. Estas baterias, quando não descarregadas completamente, pareciam perder capacidade de carga, um fenómeno conhecido como “efeito memória”. Os utilizadores eram aconselhados a deixar a bateria descarregar completamente antes de a recarregar, para manter a sua capacidade original.
Hoje em dia, os smartphones utilizam baterias de iões de lítio (Li-ion), que têm maior capacidade de armazenamento de energia e não sofrem do efeito memória. Estas baterias estão desenhadas para durar entre 300 e 500 ciclos de carregamento completo (do 0% ao 100%), o que corresponde a uma durabilidade média de três anos, em utilização moderada. No entanto, perto do final de vida, uma bateria de iões de lítio pode oferecer apenas 80% da sua capacidade original.
Se pretende manter o seu smartphone durante vários anos ou deseja otimizar o seu desempenho, existem várias práticas recomendadas para prolongar a vida da bateria.
Uma bateria de iões de lítio é sensível a temperaturas extremas, que podem causar corrosão e reduzir significativamente a sua capacidade. A temperatura ambiente ideal para utilização está entre 0ºC e 35ºC. Evite expor o smartphone ao sol direto ou deixar o aparelho dentro do carro em dias quentes.
Boas Práticas para Evitar o Sobreaquecimento
- Não carregar dentro de caixas ou sobre materiais que aumentem a temperatura (como cobertores ou superfícies aquecidas).
- Não expor o smartphone ao sol direto.
- Desligar o aparelho se este estiver muito quente e verificar se a bateria apresenta inchaço ou deformação. Em caso afirmativo, procure um centro de reparações.
- Utilizar carregadores de qualidade, recomendados pelo fabricante, para evitar sobreaquecimento.
Dicas para Carregar a Bateria
- Manter a carga entre 30% e 80% para otimizar os ciclos de vida da bateria.
- Evitar deixar o smartphone carregar toda a noite para prevenir sobreaquecimento.
- Carregar na corrente elétrica em vez de USB, pois aquece menos a bateria.
- Evitar utilizar o aparelho enquanto carrega, para não prolongar o tempo de carga e evitar aquecimento extra.
Otimização do Consumo de Energia
- Configurar o sistema para modo de auto-brilho.
- Desligar Bluetooth e Wi-Fi se o sinal não for forte.
- Preferir o toque sonoro ao modo de vibração.
- Programar atualizações de email para intervalos maiores (15 ou 30 minutos).
- Utilizar versões Lite de aplicações que consomem muita energia.
E se a Bateria já Estiver Viciada?
- Desligue o telemóvel e ligue-o à tomada até carregar completamente.
- Desligue da tomada e aguarde alguns minutos antes de voltar a carregá-lo.
- Repita o processo até que o telemóvel indique que a bateria está completamente carregada.
Se nada resolver o problema, pode ser necessário substituir a bateria. Em muitos smartphones, como os iPhones, a bateria é incorporada no dispositivo, o que torna a substituição mais complicada e, por vezes, cara. Verifique sempre o custo das baterias novas antes de comprar um novo smartphone.
Manter a bateria do seu smartphone em bom estado exige alguns cuidados e práticas recomendadas, mas não deve transformar-se numa obsessão. Ao seguir estas dicas, pode prolongar a vida útil da sua bateria e garantir um desempenho eficiente do seu dispositivo. Se a bateria for uma questão crucial para si, considere optar por modelos de smartphones que permitam a substituição fácil da bateria e informe-se sobre os custos associados a este serviço.
Leia também: Estas piscinas naturais ficam no Algarve e o acesso é gratuito