Um novo projeto de avião elétrico, com capacidade para 90 passageiros, está a ser desenvolvido e já tem lançamento previsto. Chama-se E9X e deverá fazer o seu primeiro voo em menos de uma década, mais concretamente no ano de 2033.
Este avião foi desenhado pela empresa holandesa Elysian e conta com uma nova tecnologia de bateria que revoluciona por completo o conceito da aviação elétrica.
Segundo as informações avançadas pelo Live Science, este projeto resulta de uma colaboração com os investigadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, dando origem a dois artigos publicados no início deste ano na revista American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), sendo o primeiro o mais desafiador, uma vez que revoluciona o conceito da tecnologia de bateria.
Até ao momento, a ideia era de que as aeronaves elétricas a bateria apenas seriam viáveis para viagens até 400 km e com um máximo de 19 passageiros. Contudo, com a aposta na melhoria a nível tecnológico, o alcance das novas baterias permitirá o avião voar até 800 km, ainda com a possibilidade de chegar aos 1000 km.
Impacto ambiental semelhante ao de um carro elétrico
O segundo artigo publicado na revista norte americana foca-se no fator ambiental. O texto refere que o E9X inclui baterias integradas nas asas e que o mesmo foi projetado para ter um consumo de energia de 167 Wh por passageiro-quilómetro, ou seja, são necessários 167 watts-hora para transportar um passageiro por quilómetro.
Isto reflete-se num impacto ambiental muito mais baixo do que o querosene, o combustível de avião sustentável movido a eletricidade, ou as alternativas à base de hidrogénio.
De acordo com os autores do artigo, o impacto ambiental do E9X será semelhante aos atuais automóveis elétricos.
Nesse sentido, este projeto é uma esperança de que a sustentabilidade pode chegar a curto prazo também aos céus e à aviação comercial, com os passageiros a poder viajar com menos peso na consciência sobre a pegada ambiental que as suas viagens podem deixar.
Primeira aeronave elétrica teve design português
Apesar de o E9X se destacar por ser, até ao momento, o projeto de maior avião elétrico de sempre, pois é o único com capacidade para 90 passageiros, ele não é a primeira aeronave totalmente elétrica.
Esta distinção pertence ao Alice, um avião fabricado pela empresa israelita Eviation e que conta com design português, com assinatura da Almadesign. No entanto, o Alice tem capacidade para apenas 9 passageiros e 2 tripulantes.
Com 12 metros de comprimento, três hélices e um alcance aproximado de 463 km, o seu primeiro voo aconteceu no mês de setembro de 2022, em Moses Lake, Washington, Estados Unidos. Este voo inaugural durou apenas 8 minutos e atingiu uma altitude de 3.500 pés.
Leia também: Imposto sobre doação e herança. Conhece as diferenças? Saiba também como funciona