Em tempos de crescente digitalização, a internet tornou-se um recurso vital para a execução de diversas ações diárias. No âmbito dos serviços públicos, a proliferação de plataformas tem gerado alguma confusão entre os cidadãos, que muitas vezes não sabem onde se dirigir para resolver os seus problemas. Em resposta a esta situação, o Governo português anunciou a criação de um portal único para serviços públicos.
Sob a marca gov.pt, o novo portal visa unificar mais de 300 websites num só. Segundo a Ministra da Juventude e Modernização Administrativa, Margarida Balseiro Lopes, a fragmentação atual dos sites públicos torna a navegação e a resolução de problemas uma tarefa complicada para os cidadãos. “Temos uma proliferação de ‘websites’, temos mais de 300 sinalizados e o cidadão muitas vezes não sabe onde é que se deve dirigir, ou tem de se dirigir a vários ‘websites’ para conseguir tratar, às vezes, até de um mesmo problema,” afirmou a ministra.
Com a implementação do portal gov.pt, o objetivo é simplificar este processo. “Com a criação do portal único dos serviços digitais com a marca gov.pt é o cidadão dirigir-se a este ‘site’ e lá conseguir tratar um conjunto de serviços que são disponibilizados pela Administração Pública”, acrescentou Margarida Balseiro Lopes.
O portal gov.pt não só centralizará os serviços, mas também proporcionará um histórico das interações do cidadão com a administração pública. Isto incluirá, por exemplo, as interações relacionadas com o IMT ou o IMI, as visitas às repartições das Finanças, e as chamadas feitas para o número único de contacto. O objetivo é garantir que todas as interações, incluindo pagamentos e comunicações, sejam facilmente acessíveis e rastreáveis através de um único ponto de acesso.
O lançamento oficial do portal gov.pt está previsto para setembro, como nos conta o Pplware. Além disso, no próximo ano será desenvolvida uma aplicação móvel que complementará o portal, tornando os serviços públicos ainda mais acessíveis. A marca gov.pt será apresentada ao público durante o festival NOS Alive, numa tentativa de alcançar uma audiência ampla e diversificada.
O novo portal gov.pt representa um passo significativo na modernização dos serviços públicos em Portugal. Ao centralizar mais de 300 websites num único portal, o governo espera simplificar a interação dos cidadãos com a administração pública, tornando-a mais eficiente e transparente. Esta iniciativa reflete um compromisso com a modernização e a acessibilidade, elementos cruciais para uma administração pública que pretende estar à altura das necessidades dos seus cidadãos.
Leia também: Conheça as cinco praias com a água mais quente do Algarve