A Black Friday está à porta, e os consumidores portugueses mostram-se cada vez mais dispostos a aproveitar as oportunidades que este dia oferece. A BlackFriday.pt, responsável pelo mais recente estudo sobre o impacto deste evento em Portugal, estima que este ano o gasto médio por pessoa ronde os €311. Para o mercado português, o volume de vendas deverá atingir entre 130 e 140 milhões de euros.
A edição de 2024 da Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, dia 29, e atrai a atenção de muitos, principalmente nas áreas da moda e dos eletrodomésticos, categorias que lideram as preferências dos consumidores.
De acordo com o estudo realizado entre 7 e 12 de outubro, com uma amostra de 428 participantes entre os 18 e os 74 anos, 74% dos inquiridos planeia aproveitar os descontos, um ligeiro aumento face ao ano anterior. “O aumento do valor gasto pode ser explicado pela preferência crescente em eletrodomésticos, que são produtos mais caros”, observa Jérôme Amoudruz, CEO da BlackFriday.pt. Dados indicam que 38% dos consumidores estão dispostos a gastar até €1.000, sendo que 24% dos entrevistados, contudo, se mostra indeciso, um crescimento notável em relação aos 11% registados no ano anterior.
Preferências de compra por geração
A Black Friday portuguesa evidencia padrões de consumo distintos entre as diferentes faixas etárias. A moda continua a ser a categoria mais procurada: os Millennials (30-49 anos) lideram com 60% de interesse, seguidos pela Geração Z (18-29 anos) com 57%. Para a Geração Z, além da moda, produtos de beleza (36%), smartphones (30%) e joias (20%) são categorias em destaque. Já os Millennials centram as suas preferências em eletrodomésticos (38%), mobiliário e decoração (23%) e experiências de viagem (24%).
Pela primeira vez, as viagens entraram para a lista das categorias mais desejadas. Com 23% do interesse, as experiências de viagem tornam-se uma escolha relevante para quem procura investir em experiências para além de bens materiais.
Moda, tecnologia e eletrodomésticos no topo
A moda mantém-se no topo da lista de preferências, com 58% de interesse dos inquiridos, um crescimento substancial face aos 42% do ano passado. Eletrodomésticos (37%), smartphones (28%) e produtos de beleza, cosméticos e perfumes (24%) também figuram entre as categorias mais procuradas.
A consolidação de uma tradição importada
A Black Friday, tradição importada dos Estados Unidos, conquistou uma adesão crescente entre os portugueses. Segundo o estudo, 78% dos participantes tem uma visão positiva sobre este e outros eventos similares, como a Cyber Monday, percecionando-os como oportunidades para poupar. Esta atitude positiva reflete a adaptação dos consumidores e o interesse por um evento que, ao longo da última década, se consolidou no panorama de compras em Portugal.
Leia também: Este estendal do aldi para varanda ou radiador custa 4,99€ e seca a roupa rapidamente