Neste artigo, vamos falar-lhe de um aparelho indispensável para muitos viajantes, mas que está a tornar-se um motivo de preocupação para as companhias aéreas. As baterias deste aparelho, compostas por iões de lítio, já estiveram envolvidas em vários incidentes e são vistas como um risco potencial durante os voos. Falamos das baterias portáteis, conhecidas vulgarmente como powerbanks.
Um caso recente
Um caso recente ocorreu em janeiro, num avião da Air Busan, onde um incêndio a bordo pode ter sido causado por uma powerbank. Segundo a ZAP, os investigadores encontraram “várias marcas de fusão elétrica nos restos de um carregador de bateria”. Não se trata de um episódio isolado: a Administração Federal de Aviação dos EUA registou mais de 500 incidentes relacionados com baterias de lítio ao longo das últimas décadas, resultando em fumo, fogo ou calor extremo dentro dos aviões.
O problema das baterias
O problema reside no facto de as baterias de iões de lítio poderem sobreaquecer e tornar-se inflamáveis, sobretudo quando sofrem danos, são sobrecarregadas ou utilizadas de forma incorreta. Este fenómeno, conhecido como “fuga térmica”, pode provocar incêndios a bordo.
“As baterias de lítio podem atuar como uma fonte de ignição ou como uma fonte de combustível para um incêndio iniciado noutro local. O risco potencial como fonte de ignição aumenta quando as baterias de lítio estão danificadas, inchadas, incluem defeitos de fabrico, são sobrecarregadas ou sobreaquecidas”, explica a designer aeroespacial Sonya Brown.
Países com regras mais rigorosas
Em alguns países, como a Coreia do Sul, foram implementadas regras mais rigorosas. O governo proibiu os passageiros de guardarem powerbanks e cigarros eletrónicos nos compartimentos superiores dos aviões. Este aparelho continuam a ser permitido a bordo, mas deve ser armazenado debaixo do assento durante os voos.
Proibição de carregar powerbanks
Outra medida de segurança envolve a proibição de carregar powerbanks através das entradas USB dos aviões. Além disso, as tomadas devem ser protegidas com fita adesiva ou colocadas dentro de uma bolsa isolada para evitar o contacto com outros metais.
Há companhias que já proibem mesmo o uso
Diversas companhias aéreas começaram a adotar regras mais restritivas quanto ao uso destes dispositivos. A AirAsia, por exemplo, proibiu o uso de powerbanks durante os voos. Outras companhias, como a EVA Air, China Airlines e Uni Air, seguiram a mesma linha.
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Um inconveniente para muitos passageiros
Para quem faz viagens longas, a falta de powerbanks pode ser um inconveniente, especialmente para quem precisa de trabalhar ou pretende ver filmes no telemóvel ou computador. No entanto, a preocupação com a segurança tem levado a que a proibição do uso destas baterias se torne cada vez mais comum.
Afinal, é possível viajar com powerbanks? Sim, mas apenas na bagagem de mão, e sob certas condições. A maioria das companhias limita este aparelho a duas unidades por passageiro durante os voos e estabelece um limite de capacidade máxima de 43.000 miliamperes-hora (mAh).
As condições da Ryanair
A Ryanair, uma das companhias mais utilizadas pelos portugueses, define nas suas regras que “se o auxiliar de mobilidade a bateria de iões de lítio contiver uma bateria firmemente fixada ao dispositivo”, então é permitido “transportar na cabina, no máximo, uma bateria de reserva que não exceda 300 Wh, ou duas baterias de reserva que não excedam 160 Wh cada”.
Para ter uma ideia, uma bateria de 100 Wh (cerca de 27.000 mAh para uma bateria de 3,7 volts) é suficiente para carregar um iPhone 13 Pro Max cerca de três a quatro vezes, segundo a CNN.
A TAP
A TAP, a companhia aérea mais utilizada pelos portugueses em 2023, também impõe algumas restrições. No seu site oficial, a transportadora informa que os cigarros eletrónicos não podem ser transportados na bagagem de porão, apenas na bagagem de mão, e que não podem ser carregados durante o voo.
Quanto a dispositivos eletrónicos portáteis que utilizem baterias de iões de lítio, a TAP permite até 15 unidades por passageiro. No entanto, “o conteúdo de lítio metálico não pode exceder 2 g e, no caso das baterias de iões de lítio, a capacidade não pode exceder 100 Wh”. Além disso, não são permitidas mais de duas powerbanks por pessoa.
Um apertar de regras
Com a crescente preocupação com a segurança, é possível que mais companhias venham a apertar as regras sobre a utilização e transporte de baterias de lítio nos aviões. Antes de viajar, é sempre aconselhável consultar as regras da companhia para evitar surpresas no aeroporto.
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