O Zoomarine, a Yaqu Pacha, uma associação sem fins lucrativos que estuda e protege os mamíferos marinhos, e o Jardim Zoológico de Nuremberg anunciam o apoio à Pesca ABC, uma organização liderada por pescadores locais, que trabalha para alcançar a pesca sustentável no norte do Golfo da Califórnia, no México, e que contribui para a inversão da ameaça de extinção da Vaquita, um cetáceo da espécie Phocoena sinus, considerado “o mamífero marinho mais ameaçado do mundo”.
Todos estão a trabalhar com “a Pesca ABC para promover métodos de pesca alternativos às redes de emalhar, com o objetivo de salvar a vaquita da extinção, através da preservação dos meios de subsistência locais, considerando que a principal causa do declínio da espécie é a mortalidade resultante de redes que ficam à deriva na coluna de água, que são usadas tanto em pescarias legais como ilegais”, explica o Zoomarine em comunicado.
Em prol desta parceria e objetivo, a Pesca ABC tem investido na promoção da pesca com linha de anzol – um método comprovadamente sustentável que permite aos pescadores continuar o seu trabalho, protegendo, simultaneamente, a vaquita.
A adoção desta técnica permite evitar a captura de espécies que não são o alvo da pesca (sem valor comercial) como a vaquita, ao invés das redes de deriva que, por serem indiscriminadas, são a principal causa do declínio da vaquita. Permite ainda aos pescadores valorizarem ainda mais o peixe capturado, que chega às embarcações sem estar, muitas vezes, esmagado e morto.
Para João Neves, diretor de Ciência e Conservação do Zoomarine: “As soluções de conservação do futuro terão necessariamente de ser focadas em várias dimensões da sociedade, e não apenas com ações diretas nas espécies, como outrora foi a norma. O processo de escolha do ser humano, aqui através da aceitação e implementação de artes de pesca mais adequadas e favoráveis à espécie, é, na verdade, um dos fatores mais importantes num qualquer esforço de conservação. Por isto mesmo, o Zoomarine está particularmente orgulhoso em participar ativamente nesta missão conjunta de conservação, missão esta que esperamos que ajude a inverter um destino negativo para a vaquita e que espelha verdadeiramente os complexos desafios que cada vez mais espécies enfrentam um pouco por todo o mundo”.
A Pesca ABC promove, assim, a utilização de “técnicas humanas no processo pós-captura, que faz com que a qualidade, duração de vida útil e o preço dos peixes aumentem. Consequentemente, tal contribui para que os pescadores abandonem as redes de emalhar, a favor da pesca com linha e anzol”.
A Yaqu Pacha, o Jardim Zoológico de Nuremberg e o Zoomarine estão a apoiar a Pesca ABC no desenvolvimento da capacidade local para implementar uma técnica humana japonesa conhecida como Ike-Jime.
Com o apoio da Yaqu Pacha e de outras organizações, a Pesca ABC tem vindo a apostar num conjunto de dinâmicas que promovem a pesca sustentável. Estas incluem a criação de um catálogo de técnicas sem redes de emalhar e medidas que promovem meios de subsistência variados e menos dependentes do uso das redes, o que contribui para a preservação da vaquita.
Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal