O ainda líder parlamentar do PCP, João Oliveira, acusa o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de ter aceitado incorporar nazis nas forças armadas. Numa entrevista ao jornal Público, o deputado comunista demarca-se da política de Zelensky e deixa várias críticas ao Chefe de Estado ucraniano.
“Quando hoje o Presidente Zelensky é transformado em herói nacional, estamos a falar do mesmo Presidente que aceitou a incorporação dessas forças nazis nas Forças Armadas ucranianas. Estamos a falar do mesmo Presidente em cujo mandato houve este recrudescimento dos bombardeamentos sobre populações civis na zona do Donbass. Isso não pode ser ignorado”, disse João Oliveira.
O deputado comunista acusa ainda o Presidente Zelensky de estar a aplicar “medidas de discriminação e até de limpeza étnica dos ucranianos-russófonos” que habitam a região leste do país.
“A morte de 15 mil ucranianos na região do Donbass, exclusivamente porque são ucranianos russófonos, é objetivamente uma situação de limpeza ética.”
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL