A terceira edição das Jornadas históricas do Baixo Guadiana têm início no próximo dia 22 em Vila Real de Santo António.
O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes acolhe a iniciativa que terá três sessões durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar temas ligados à história do Baixo Guadiana, onde o «Grande Rio do Sul» assume um papel central.
O primeiro encontro realiza-se no dia 22, às 9.30 horas, e inicia-se com a comunicação «Comer à tripa-forra? – Estratégias alimentares humanas do séc. I ao XIII no Algarve: os dados zooarqueológicos e a literatura associada», conduzida por Maria João Valente, do centro da Universidade do Algarve.
A sessão inaugural irá ainda abordar a questão da «Arquitetura Retabular em Castro Marim», com o Historiador de Arte Marco Sousa Santos.
À tarde, a partir das 14 horas, as jornadas reservam uma visita ao concelho de Castro Marim, guiada por Marco Sousa Santos e por Pedro Pires, técnico de Património da empresa municipal Nova Baesuris.
As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara de Vila Real de Santo António e pelo Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.
Estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projecto que envolve os municípios de Vila Real, Castro Marim e Ayamonte (Espanha) e tem como missão a partilha cultural na fronteira do Guadiana.
As próximas sessões das jornadas estão agendadas para os dias 18 de Março e 27 de Maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email [email protected].