A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António está a dinamizar a segunda edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), uma iniciativa destinada a envolver os jovens do concelho na definição das prioridades de investimento municipal.
Com uma verba de 5 mil euros alocada para este fim, a medida procura incentivar a participação ativa dos jovens na vida pública, permitindo-lhes propor e decidir sobre projetos que beneficiem a comunidade.
A fase de apresentação de propostas decorre até ao dia 13 de maio de 2024. Podem participar no OPJ VRSA jovens com idades entre os 14 e 35 anos, que sejam residentes, trabalhadores e/ou estudantes no concelho; ou grupos ou associações que apresentem o Registo Nacional de Associações Juvenis com sede no concelho.
A proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2023 foi o espetáculo imersivo de dança «Mind Meets Body», apresentado no passado fim de semana, no Centro Cultural António Aleixo, evidenciando o potencial desta iniciativa para gerar impacto positivo na comunidade.
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através do Núcleo da Juventude, convida todos os interessados a participar ativamente neste processo democrático, contribuindo para a construção de uma comunidade mais inclusiva e dinâmica.
O formulário de participação (e restantes informações) está disponível no site da Câmara Municipal de VRSA, em www.cm-vrsa.pt, e pode ser enviado para o e-mail [email protected] ou entregue presencialmente no Gabinete da Juventude, localizado na antiga Escola Primária António Aleixo (junto ao farol), ou nas Juntas de Freguesia do concelho.
Leia também: A chuva está de volta e Faro vai ser o distrito mais afetado