Vila Real de Santo António assinala, no dia 13 de maio, o 248.º aniversário da sua fundação com um concerto da banda UHF e a habitual sessão solene, onde serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito.
Segundo informa a Câmara Municipal de VRSA em comunicado, no dia 13 de maio, feriado municipal, os festejos iniciam-se com o Hastear da Bandeira, às 9:00, no edifício dos Paços do Concelho, na Praça Marquês de Pombal, cerimónia protocolar que será acompanhada pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA.
Às 9:30, terá lugar a inauguração do Posto de Turismo de Vila Real de Santo António, que ficará localizado na Rua Conselheiro Frederico Ramirez, em pleno Centro Histórico da cidade. O equipamento fará parte da rede de postos de turismo da Região de Turismo do Algarve, desempenhando um importante contributo para a promoção do território, num contexto de informação e apoio ao visitante.
Pelas 10:30, realiza-se a Sessão Solene Comemorativa, no Centro Cultural António Aleixo, durante a qual serão homenageados vila-realenses que se destacaram pelo seu mérito e pelos seus contributos para o concelho.
Na ocasião, serão atribuídas distinções honoríficas a António Murta (medalha de honra da cidade); Lourdino Marques (medalha de mérito profissional a título póstumo); Maria Fernanda Santos (medalha de mérito profissional a título póstumo); Carlos André Gomes (medalha de mérito profissional a título póstumo); e Joaquim Gouveia (medalha de mérito profissional). Será ainda atribuída a medalha de mérito desportivo à Associação Naval do Guadiana.
À noite, a Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, recebe um dos pontos altos da programação: um concerto da mítica banda UHF, a partir das 22:00.
Fundada em 1978, a formação de António Manuel Ribeiro é uma das principais responsáveis pelo surgimento do rock em Portugal, sendo também fundadora do movimento de renovação musical denominado “rock português”.
É uma das bandas portuguesas mais prestigiadas e uma das mais antigas em atividade, sendo detentora de temas míticos como “Menina estás à janela”, “Rua do Carmo” ou “Matas-me com o teu olhar”.
As festividades encerram com um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, em pleno Rio Guadiana, na zona frente à capitania.
A programação das celebrações inclui ainda um conjunto de torneios desportivos, assim como o Festival Histórico VRSA Setecentista, que terá lugar nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2024.
Leia também: Vila Real de Santo António recua no tempo e volta à época setecentista