A Câmara de Vila Real de Santo António anunciou que instalou um parque de estacionamento gratuito, com uma capacidade de 1.200 lugares, na zona antes ocupada por um cinema da cidade, o “Cine Foz”.
O novo parque de estacionamento já está em funcionamento e foi inaugurado antes do início da Feira da Praia, festa que dura cerca de uma semana e tem o seu principal dia a 12 de Outubro, devido à presença de muitos espanhóis que aproveitam o feriado nacional comemorado no seu país para visitar a cidade fronteiriça algarvia, observou o município algarvio num comunicado.
O parque de estacionamento está localizado junto ao edifício da capitania do porto de Vila Real de Santo António, “a menos de cinco minutos a pé da zona histórica” pombalina, e destina-se a “melhorar as acessibilidades ao centro histórico e ao centro comercial a céu aberto” que a autarquia procura dinamizar no centro da cidade, considerou a câmara algarvia.
A autarquia frisou que a “criação deste novo parqueamento responde igualmente ao compromisso do município no sentido de criar zonas alternativas e gratuitas ao sistema de estacionamento tarifado que está a ser implementado no centro” da cidade.
A Lusa questionou a câmara sobre quando o estacionamento tarifado irá entrar e vigor na cidade, mas uma fonte do gabinete de comunicação disse não haver ainda uma data definida para o efeito.
Parque surge como compensação pela introdução de estacionamento pago
A mesma fonte acrescentou que a criação deste parque de estacionamento “foi uma decisão do município que não está relacionada com medidas de compensação pela introdução de estacionamento tarifado na cidade”.
A data para o início da cobrança de estacionamento em Vila Real de Santo António esteve agendada para 1 de Julho, mas a autarquia acabou por adiar indeterminadamente a entrada em vigor da introdução de parquímetros, enquanto eram analisadas questões como o reconhecimento do estacionamento para residentes e comerciantes e as zonas em que ficariam localizados.
A introdução da cobrança de estacionamento foi uma medida que gerou contestação por parte de munícipes e comerciantes locais, assim como do PS e da CDU, partidos da oposição ao executivo do PSD liderado por Luís Gomes, que foi criticado por criar estacionamento pago nas principais artérias em tempos de crise e de dificuldades económicas.
O estacionamento tarifado foi concessionado pela autarquia à empresa Estacionamento à Superfície e Subterrâneo, por um período de 30 anos, mediante a celebração de um concurso público.
(Agência Lusa)