A ideia de viajar sem pagar parece impossível aos olhos de uma grande parte dos turistas, mas a Renault, em conjunto com as Aldeias Históricas de Portugal e a autarquia do Fundão uniram-se para criar uma iniciativa pioneira que vai permitir aos turistas e residentes explorar as aldeias históricas das imediações com um carro gratuito. O projeto é recente e o seu sucesso também não passou despercebido internacionalmente.
Embora seja um projeto recente, foi já reconhecido como um dos três melhores projetos do mundo nos prémios da Associação Britânica de Escritores de Viagens, o que não só valida o conceito, mas também coloca as Aldeias Históricas de Portugal no mapa global do turismo sustentável. Para poder conhecer a Aldeia Histórica de Castelo Novo, por exemplo, pode utilizar um carro da marca Renault e não tem de pagar nada por isso.
Segundo avança o Ekonomista, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão, está disponível uma frota constituída pelos modelos: Renault Twingo E-Tech 100% elétrico, Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico, Renault Megane E-Tech 100% elétrico, Renault Zoe e Renault Twizy.
A utilização destes veículos não tem qualquer custo associado, contudo, terá de fazer a sua reserva atempadamente. A marcação do veículo é feita através deste endereço. Uma vez confirmada a disponibilidade, os veículos podem ser utilizados para deslocações dentro da área das aldeias, permitindo uma exploração tranquila e ecológica dos locais de interesse.
De salientar que as várias aldeias dispõem de postos de carregamento, para garantir que o seu veículo não deixa de trabalhar, já que todos os automóveis disponíveis da Renault são elétricos.
Leia também: Este fruto exótico cria raízes no Algarve e promete impulsionar a economia local