O aumento da população no Algarve durante o Verão obriga a Algar, empresa responsável pela valorização dos resíduos sólidos recicláveis no distrito de Faro, a aumentar cerca de 30% o número de funcionários da recolha selectiva e da triagem.
A empresa, que conta com a colaboração permanente de 230 funcionários (incluindo áreas administrativas), 70 dos quais nos serviços de recolha selectiva e de triagem dos resíduos recicláveis, contrata durante os meses de Junho, Julho e Agosto mais 22 pessoas. “No Verão é realizado um reforço de 30% sobre esses 70 colaboradores”, esclareceu à Lusa a Algar.
No pico turístico algarvio, a população presente na região ultrapassa quatro vezes a população residente, o que se traduz num “incremento da produção de resíduos” a que a Algar tem de dar uma resposta adequada, que não seria possível com o número regular de colaboradores.
Algar recebeu 290 toneladas de lixo em apenas um dia
Segundo a empresa, o número de funcionários contratados para o Verão tem vindo a manter-se estável ao longo dos anos, “uma vez que as quantidades recolhidas e encaminhadas para reciclagem durante toda a época alta não têm variado significativamente”.
A Estação de Transferência de Albufeira da Algar, uma das instalações que servem de ponto intermédio para a recepção dos resíduos indiferenciados provenientes daquele município, recebeu a 10 de Agosto 290 toneladas de resíduos indiferenciados, equivalentes a 20 contentores de 30 metros cúbicos, transportados para o aterro sanitário de Portimão.
De acordo com a informação divulgada pela Algar, nesse dia foi batido o recorde absoluto de recepção de resíduos num único dia.
Durante o período alto turístico a empresa tem vindo a reforçar a sua presença também nos eventos de Verão, tendo recentemente anunciado que desde Junho já recolheu cerca de seis toneladas de resíduos recicláveis produzidos em eventos promovidos no distrito de Faro.
A Algar é responsável pelo transporte, recepção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
(Agência Lusa)