O velejador farense Hugo Rocha foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
A cerimónia (ver vídeo) decorreu no Palácio de Belém, residência oficial do Chefe de Estado, onde Cavaco Silva colocou no desportista a insígnia correspondente, que apresenta o distintivo da Ordem, suspenso de fita pendente do pescoço.
O grau de comendador é o quarto em termos de relevância desta ordem que se destina a reconhecer serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, tendo neste caso reconhecido a prestação do atleta nos Jogos Olímpicos de Atlanta (Estados Unidos da América, em 1996), que alcançou a medalha de bronze em vela na classe 470.
O Presidente da República recordou que esta condecoração, atribuída dia 4 de Janeiro, surge na sequência do reconhecimento que já havia realizado em Maio de 2015 aos atletas olímpicos portugueses. Nessa ocasião o atleta Hugo Rocha não esteve presente por se encontrar deslocado no estrangeiro.
Recorde-se que o atleta de 43 anos participou por três vezes nos Jogos Olímpicos em Barcelona, Atlanta e Sidney e é, juntamente com o seu parceiro de embarcação em Atlanta Nuno Barreto, um dos poucos atletas medalhados em Jogos Olímpicos na vela em Portugal.
Antes do bronze conquistado em Atlanta, Portugal somente tinha atingido o pódio em Jogos Olímpicos com a medalha de prata em Londres 1948, por Duarte e Fernando Bello (Classe Swallow), a de bronze nos Jogos de Helsínquia, em 1952, por Joaquim Fiuza e Francisco Rebello de Andrade (Classe Star) e novamente a de prata nos Jogos de Roma em 1960, por Mário e José Manuel Quina (Classe Star).