O micro-ondas tem vindo cada vez mais a tornar-se um aliado dos muitos portugueses que ao longo dos últimos anos passaram a aderir à tendência de levar marmitas para o trabalho, a fim de poupar alguns euros na hora das refeições. Já são muitas as empresas que também já disponibilizam micro-ondas nas suas instalações para os funcionários poderem aquecer a sua comida.
A refeição sai mais barata, mas há quem se sinta defraudado depois de tirar a comida do micro-ondas e reparar que o prato sai muitas vezes a escaldar, mas a comida vem fria. Existe uma explicação para isso acontecer e há uma solução para inverter esse cenário.
Embora haja quem defenda que as radiações deste aparelho fazem mal e algumas pessoas dispensam mesmo ter o eletrodoméstico em casa e preferem aquecer as refeições no fogão ou no forno, se costuma recorrer ao micro-ondas conheça a forma mais correta de o utilizar. A RFM cita a informação divulgada pela Forever Young, que sublinha a importância de colocar bem o prato no micro-ondas para que este não saia a escaldar e a comida se mantenha fria.
Segundo a mesma fonte, para a comida sair toda com a mesma temperatura deve deixar o prato ou recipiente, que precisa de aquecer, na borda do prato do micro-ondas.
Ao proceder desta forma irá permitir que as superfícies do alimento que colocou no eletrodoméstico aqueçam de igual forma. Assim, estará também a evitar queimar-se ao retirar o prato do micro-ondas.
Leia também: Alerta europeu para o consumo deste camarão: “A ordem é para que ninguém os consuma”