Aqueles que pediram um empréstimo ao banco nos últimos cinco anos encontrarão certamente o seu nome na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC). No entanto, o Banco de Portugal tem também uma “lista negra”, onde constam os nomes de todos aqueles que deixaram de pagar as prestações dos seus empréstimos e não têm as contas em dia. Se por acaso tem o seu nome na “lista negra” do Banco de Portugal, saiba como pode sair dela.
Tal como avança o Ekonomista, se há registo onde cidadão nenhum gosta de estar é na “lista negra” do Banco de Portugal, já que quem lá está dificilmente conseguirá obter novos financiamentos junto das entidades financeiras. Pertencer a esta lista é sinónimo de ter contas em atraso.
Para saber se o seu nome consta na “lista negra” do Banco de Portugal comece por aceder ao site da Central de Responsabilidades de Crédito e autentique-se com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças, ou com o Cartão de Cidadão, caso tenha um leitor. De seguida escolha o período de tempo que quer consultar.
Uma vez escolhido o período de tempo para consultar, o sistema vai criar um ficheiro PDF com o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito. Ali irá deparar-se com o descritivo de todos os créditos que contraiu nos últimos anos e o estado em que cada um se encontra. Se não tiver nenhuma dívida por liquidar, então não faz parte da “lista negra” do Banco de Portugal.
Caso pertença à “lista negra”, a única forma de retirar o seu nome da mesma passa por regularizar todas as dívidas pendentes. Se em vez de pagar de imediato todas as suas dívidas pedir ao banco para renegociar os créditos, o seu nome irá permanecer na “lista negra”, só que, em vez de ter créditos em atraso, vai ter créditos registados como renegociados. Assim sendo, para sair definitivamente da lista terá mesmo de saldar todas as suas dívidas em atraso.
Leia também: Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel