Portugal é de facto um dos países do mundo em que abundam as rotundas. Por cá, para além de se utilizarem rotundas para facilitar o trânsito, os portugueses usam-nas ainda para celebrar feitos desportivos ou até para manifestações. Em termos regionais, a “rotunda do Globo”, em Albufeira, é considerada uma das “mais notáveis do país” segundo um estudo promovido pela DiscoverCars.com.
O nosso país tem uma presença destacada no ranking mundial de rotundas, sendo um dos líderes globais se houvesse um campeonato dedicado a estas estruturas. Os números demonstram claramente a sua abundância em território nacional.
A plataforma DiscoverCars.com dedicada à análise global comparou o número total de rotundas, a sua densidade e distribuição por milhão de habitantes em vários países.
Considerando o número de “rotundas per capita”, Portugal ocupa o pódio mundial. O país ocupa o segundo lugar, com 473 por milhão de habitantes, logo atrás da França, que lidera com 663 por milhão de habitantes.
A Noruega fica muito perto de alcançar Portugal, com 427 por habitante, enquanto a Islândia possui 421 e a Irlanda 385.
Em termos absolutos, a França supera todos os outros países, detendo o maior número de rotundas, com 42.986, seguida pelo Reino Unido, com 25.976, e pela Itália, com 18.172.
Fora da Europa, o Brasil regista um total de 11.854 e ocupa o 5.º lugar na lista.
Quando se analisa a concentração de rotundas por quilómetro quadrado, os Países Baixos lideram com 113,4 por quilómetro quadrado, seguidos pelo Reino Unido (107,4), Israel (81,8), França (78,5) e Bélgica (67,7).
Segundo a plataforma, “os resultados podem tê-lo surpreendido e revelaram os países que realmente merecem o título de ‘capital das rotundas'”.
Leia também: É permitido transportar carga no banco traseiro do meu veículo? Veja o que diz a lei