Um incêndio deflagrou esta terça-feira, cerca das 02:00 horas, junto ao Caminho das Avestruzes, na zona das Pontes de Marchil, freguesia de Montenegro. O fogo, que incidiu numa zona de pasto e canavial, foi prontamente combatido por 34 operacionais de várias corporações de bombeiros e não provocou quaisquer vítimas ou perda de bens materiais. O incêndio foi dado como dominado perto das 06:00.
“Ao todo estiveram envolvidos no combate às chamas operacionais das corporações dos Bombeiros Sapadores de Faro, Associação Humanitária de Bombeiros de Faro Cruz-Lusa, Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, Bombeiros Municipais de Olhão e Bombeiros Voluntários de Albufeira. Estiveram ainda presentes elementos da GNR e o Serviço Municipal de Proteção Civil, tal como duas viaturas retroescavadoras do Município e da Fagar”, refere a autarquia farense em comunicado.
O Município de Faro “saúda e agradece o esforço e trabalho de grande mérito de todos os meios humanos envolvidos no combate a este incêndio – alguns dos quais tinham já estado destacados para o combate ao fogo que deflagrou na madrugada de segunda feira no concelho de Castro Marim e alastrou até aos concelhos de Vila Real de Santo António e Tavira”, acrescentando que “a forma pronta e diligente como foi dada a resposta a este incêndio acabou por se revelar essencial para evitar contornos de maior gravidade”.
Devido ao elevado risco de incêndio, que levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a decretar o estado de alerta especial de nível vermelho para o distrito de Faro, o Município reforça “as recomendações para adequação dos comportamentos e adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução na utilização de fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor”.
A autarquia farense lembra que “é proibida a realização de queimadas; fazer queima de amontoados; utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; fumar ou fazer qualquer tipo de lume em espaços florestais; a realização de trabalhos em espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios; uso de fogo de artifício; usar motorroçadoras (excepto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores”.