A Variante Norte a Faro, uma obra lançada pelo Governo de José Sócrates em 2009 e que esteve parada desde de 2011 até Agosto de 2014, avança agora a bom ritmo com as obras a darem sinais significativos de avanço.
O sinal mais visível do avanço dos trabalhos n está no condicionamento de trânsito à entrada de Faro, no troço da Estrada Nacional (EN) 125 entre Faro e Olhão, que se faz agora por apenas duas vias de trânsito, uma em cada sentido, por uma extensão de mais cerca de 150 metros.
Os constrangimento ao trânsito que se agravam nas horas de ponta da manhã e da tarde para os utilizadores desta via devem durar por algum tempo que a autarquia de Faro desconhece, não podendo quantificá-lo, apurou o POSTAL.
Um custo actual do avanço dos trabalhos que decerto compensará numa obra que prevê tirar das artérias da cidade cerca de 30 mil veículos por dia, ao facilitar o trânsito dentro da cidade e a conservação do pavimento das ruas de Faro, bem como, permitirá maior rapidez e comodidade nas viagens entre o sotavento e o barlavento que atravessavam até aqui o perímetro urbano da capital de distrito com as consequentes demoras.
“A obra de Santa Engrácia” já tem zonas com tapete betuminoso
Apelidada já pelo PS/Faro como a obra de Santa Engrácia, a Variante Norte a Faro incluída nas obras de requalificação da EN 125 apresenta já zonas com tapete betuminoso às quais pouco mais falta para estarem prontas do que ser pintada a sinalização horizontal e a colocação da sinalização vertical.
Retomada a obra pela concessionária Estradas do Algarve Litoral em Agosto do ano passado – depois de ter estado prevista inicialmente a sua conclusão em Fevereiro de 2012 – tem no entanto ainda por completar obras complicadas, nomeadamente a estrutura do futuro nó de acesso à Variante à EN 2 (Estrada de São Brás), o tabuleiro da passagem superior da Estrada da Penha (Estrada Municipal (EM) 518), o tabuleiro da passagem superior da EM 522 (Estrada de Pechão) e as rotundas de acesso à actual rotunda de acesso à saída Olhão que constituirão o nó de acesso à variante para quem esteja em Faro nas zonas do porto comercial, Bom João, São Luís e Penha.
Previsão de termo das obras, as sucessivas falhas nos prazos
Além das sucessivas falhas no cumprimento dos prazos iniciais, o consórcio responsável pela obra disse ao presidente da autarquia Rogério Bacalhau que a área de intervenção prioritária, depois da retoma dos trabalho em Agosto passado, seria a passagem superior da Estrada da Penha para que esta ligação à Freguesia da Conceição de Faro pudesse ficar transitável.
A promessa de que cerca de três meses depois a Estrada da Penha reabriria ao trânsito já falhou. Cinco passados a travessia superior da Estrada da Penha à variante nem sequer ainda tem tabuleiro.
As obras concentraram-se isso sim na aplicação tapete betuminoso entre o nó da Variante Norte a Faro com a futura variante à EN 2 e a EM 518 que liga o Rio Seco à Conceição de Faro, na reparação dos danos causados pela paragem das obras e na obra de ligação da Variante Norte a Faro com a actual EN 125 para Olhão.
Sem poder quantificar quanto tempo mais ficará a Estrada da Penha fechada, a câmara avança que “espera que esta abra em breve”, antes da própria variante, cuja abertura se prevê, apurou o POSTAL, para Junho de 2015.
Entretanto, na saída para Olhão, dentro em breve, o trânsito será cortado para restabelecer a ligação à EM 522, passando o acesso a fazer-se já pela nova Variante através do nó rodoviário de acesso a Faro que é constituído por uma primeira rotunda na própria variante e uma segunda rotunda junto à pista de atletismo municipal que permitirá a ligação à Av. Cidade Hayward e à estrada de acesso ao cais comercial.
Os números da Variante:
Custo: 14 milhões de euros (valores de 2012)
Extensão: 2.535 m
Nós rodoviários: 2
Pontes: 3
Passagens superiores: 6
Passagens inferiores: 1
Vias: 4 (duas em cada sentido com 3,5 metros cada)
Separador central de 2 metros
Bermas com 2,5 metros