A variante do Troto vai fazer a ligação da zona das Quatro-estradas de Loulé (a poente) com a zona do Estádio do Algarve (a nascente) e será assim um novo segmento da EN 125, em substituição do actual que liga a zona de São João da Venda às Quatro-estradas de Loulé e que inclui a actual variante a Almancil.
A obra avança desde meados de Janeiro a ‘todo o vapor’ com os trabalhos a decorrerem em toda a extensão do novo troço e em particular nos nós de Almancil (a poente) e do Estádio Algarve (a nascente), mas a Infraestruturas de Portugal, dona da obra, e a Rotas do Algarve Litoral, subconcessionária, não avançam datas para a conclusão das mesmas.
Obras para durar mais mês e meio
Ao POSTAL um engenheiro ligado a projectos de estradas antecipa que “no estado em que a obra se encontra e a este ritmo de trabalho é previsível que em mês e meio seja possível concluir os trabalhos para a abertura do troço da nova variante em condições de segurança, ficando depois por terminar apenas pormenores”.
Infraestruturas de Portugal e Rotas do Algarve Litoral não avançam datas para o termo das obras que decorrem sem que o Tribunal de Contas tenha emitido visto sobre o novo contrato de concessão
As entidades competentes para esclarecerem a questão da data de abertura da variante, após contactos feitos pelo POSTAL, ‘fecham-se em copas’ quando as obras avançam sem que o novo contrato de concessão tenha ainda o visto do Tribunal de Contas e sem que haja um cronograma definido para os trabalhos resultante do novo enquadramento contratual da concessão da Rotas do Algarve Litoral.
O que vai mudar na ligação Barlavento Sotavento
Através da nova variante quem circula das Quatro-estradas de Loulé em direcção a Faro e ao sotavento deixará de percorrer a actual variante a Almancil e a EN 125 entre São Lourenço e São João da Venda.
O trânsito passar-se-á a fazer-se pela variante do Troto cujo início se encontra três quilómetros após a rotunda situada debaixo da variante Loulé – Quarteira (conhecida por rotunda milionária).
A ligação entre a actual EN 125 e a nova variante do Troto faz-se em passagem inferior à actual variante de Almancil.
Entrados na variante do Troto os condutores seguem um percurso quase em linha recta por 2,7 quilómetros até ao novo nó do Estádio do Algarve que somente permite sair da variante do Troto em direcção a Faro. Quem quiser seguir para Loulé terá de recorrer ao actual nó do Estádio Algarve para através de uma inversão de marcha reentrar na via de aceso à A22 em direcção a Loulé.
A viagem de Sotavento para o Barlavento
Em sentido oposto, o trânsito oriundo do sotavento e de Faro com destino às Quatro-estradas de Loulé seguirá quase até ao nó de Faro / Aeroporto da A22, onde entrará através do novo nó do Estádio Algarve na variante do Troto. Uma vez mais, quem vier de Loulé para entrar na nova variante terá de inverter o sentido de marcha no actual nó do Estádio Algarve, uma vez que não existe entrada directa para o trânsito de Loulé na variante.
O percurso restante é equivalente ao percorrido do Barlavento para o Sotavento, mas em sentido oposto.
As vantagens da variante e os custos para o comércio local
A nova variante do Troto não encurta a distância percorrida para o percurso equivalente na actual EN 125, mas não tem cruzamentos, semáforos, zonas de velocidade reduzida ou passadeiras, nem construções à beira da estrada, o que permite que a velocidade média dos veículos seja muito superior à que se consegue actualmente praticar na variante a Almancil e no troço da EN 125 entre São lourenço e São João da Venda.
A nova via retira ao trânsito o confronto com as dificuldades de atravessamento das zonas de São Lourenço, Troto e São João da Venda, onde a EN 125 se cruza com áreas muito complicadas e de tráfego denso devido aos inúmeros estabelecimentos comerciais existentes junto à estrada.
Já os comerciantes destas zonas deverão perder a parte de leão dos seus clientes de passagem já que estas alterações de trânsito terão elevado efeito potencial no trânsito da actual EN 125.