Três anos depois e sem nunca se dar por vencida a autarquia liderada por Osvaldo Gonçalves devolveu a Vaqueiros a extensão do centro de saúde.
“Trata-se de repor a justiça no acesso à saúde e é um dos objectivos traçados pela Câmara Municipal de que mais me orgulho de ter atingido”, refere o presidente Osvaldo Gonçalves.
“A saúde deve estar ao alcance de todos e de quem em cada momento necessita de cuidados. É um serviço indispensável e com a reabertura da extensão de Vaqueiros muitos são aqueles que deixam de fazer dezenas de quilómetros para acederem a um direito fundamental que assiste a todos os portugueses”, realça o autarca.
Os esforços da autarquia junto dos vários patamares da Administração Regional e Central devolveram aos alcoutenejos aquilo que justamente lhe era devido
Extensão do Centro de Saúde estava encerrada desde 2013
O fecho da extensão de saúde no ano de 2013, ainda antes da entrada em funções do actual executivo camarário, implicou que os utentes, maioritariamente idosos, passassem a deslocar-se à unidade mais próxima, que chegou a distar mais de 40 quilómetros, implicando perdas de tempo e de eficiência dos cuidados de saúde.
Exactamente por isso o autarca destaca que “a assinatura do protocolo com a ARS Algarve que viabilizou a reabertura é a vitória de quem não desistiu e antes persistiu”.
O Pólo de Saúde de Vaqueiros abrange cerca de 350 utentes e passa a funcionar na antiga Escola Primária da localidade, cedida gratuitamente pela autarquia, para o efeito, que assumiu também a reconversão do edifício, suportando a totalidade das obras de adaptação do espaço, tendo investido cerca de 50 mil euros.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)