Uma organização informal de pessoas, denominada “Reunião de Condomínio“, vai realizar um jantar solidário a favor de um menino com 1 ano de idade, do concelho de Loulé, diagnosticado com síndrome de Charge, um caso raro, sendo que há poucos em Portugal
Devido à condição delicada de saúde do menino Martin, a “Reunião do Condomínio” decidiu intervir através de um evento aberto ao público, denominado “I Jantar Vínico Solidário“, com um limite de ocupação de 100 pessoas, a realizar no próximo dia 19 de novembro, pelas 20 horas, na Escola Engenheiro Duarte Pacheco em Loulé.
O Martim necessita de três tipos de terapias: a terapia do movimento, a terapia da fala e a terapia ocupacional, pelo que, “toda a receita líquida deste evento servirá para fornecer ao Martim um aparelho auditivo (€3650) e sessões de terapia para que ele consiga ter uma melhor qualidade de vida”, disse a organização ao POSTAL.
“Serão servidos nessa noite 8 ‘petiscos’ acompanhados de 8 vinhos”, e para tal a organização está a apelar a “8 produtores de vinho que se queiram associar a esta iniciativa e que tenham a gentileza de doar para este evento 18 garrafas de vinho de media gama”.
Os bilhetes de €30 estão à venda já a partir de segunda-feira, dia 25 de outubro, na OptiLoulé e Explicoteca.
A iniciativa conta com o apoio do jornal POSTAL e tem como lema “Vamos todos ajudar o Martin. Hoje por ele, amanhã por nós ou pelos nossos!”.
SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA
“Reunião de Condomínio” é um conjunto de 16 amigos que se juntou, desde o início da pandemia, e que tem estado, em vários momentos, a apoiar as estruturas que dão apoio social no concelho de Loulé.
Já em março deste ano, este conjunto de pessoas fez a entrega dos bens à Refood, em Almancil, uma instituição constituída por uma “equipa incansável que apoia cerca de 200 pessoas”.
A ação contou com o apoio expresso do parceiro “Mundo do Vinho“, uma distribuidora de bebidas, fundada em 1987 com o principal propósito de “levar até si os melhores vinhos que o Mundo tem para lhe oferecer”.
Em dezembro de 2020, em mais uma ação solidária, a “Reunião de Condomínio” levou a cabo uma campanha de angariação de bens alimentares e brinquedos igualmente para a Refood de Almancil.
Anteriormente, o grupo de amigos ajudou a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, que recebeu um donativo de bens alimentares, num valor total de cerca de 2.200 euros.
Entre conversas, a ideia de ajudar a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime surgiu, e o grupo liderado por Bruno Guerreiro, Joaquim Narciso e Fábio Bota conseguiu acumular um montante “generoso”. A ideia tem sido replicada na Refood de Almancil.
O projeto Refood é “um eco humanitário, 100% voluntário e efetuado por cidadãos e para cidadãos ao nível micro local”. Pretende acabar simultaneamente com o desperdício de alimentos preparados e a fome existente nas comunidades, contribuindo para o reforço dos laços comunitários: “Há muitas maneiras de resgatar comida, lutar contra a fome e aumentar a solidariedade comunitá