Trocar o pneu de um carro pode parecer uma tarefa simples, mas requer alguns cuidados essenciais para evitar danos ao veículo e garantir a segurança pessoal. Erros aparentemente pequenos podem resultar em problemas maiores. Aqui estão alguns dos erros mais comuns e perigosos ao trocar um pneu, partilhados pelo Leak.
Não Ter um Pneu Sobresselente
Uma característica dos automóveis que parece ter desaparecido nas últimas décadas é o pneu sobresselente de tamanho normal. Antigamente, os automóveis vinham equipados com um quinto pneu do mesmo tamanho dos outros, permitindo continuar a viagem como planeado. Com o tempo, esse pneu foi substituído por um sobresselente mais pequeno, adequado apenas para velocidades mais lentas e destinado a levar o carro até uma oficina. Atualmente, muitos carros são concebidos sem qualquer tipo de pneu sobresselente.
Cerca de 30% dos carros novos vendidos não o têm. Esta decisão visa reduzir o peso total do veículo para aumentar a economia de combustível. No entanto, encontrar-se na berma da estrada sem um pneu sobresselente pode ser extremamente inconveniente. Ao comprar um carro novo, considere se o veículo inclui um pneu sobresselente ou se está preparado para chamar um reboque.
Se não houver espaço para um pneu sobresselente, é aconselhável ter à mão um kit de reparação de furos. Estes kits podem reparar pequenos danos temporariamente, permitindo conduzir até uma oficina. Para danos mais extensos ou furos na parede lateral do pneu, um kit de reparação pode não ser suficiente. Tenha sempre um Plano B e saiba a quem ligar em caso de emergência.
Trabalhar sem Garantir um Espaço Seguro
Quando se ouve o som de um pneu furado, é fundamental manter a calma e não entrar em pânico. O seu carro deve estar bem até conseguir parar em segurança. No entanto, não deve trocar o pneu na berma de uma autoestrada, especialmente se o pneu furado estiver do lado do tráfego.
O ideal é sair completamente da autoestrada. Um parque de estacionamento é um local seguro, mas se isso não for possível, tente parar num local afastado do trânsito. Evite estacionar junto a uma curva, onde outro carro pode não o ver a tempo.
Trocar o Pneu numa Inclinação
Trocar o pneu numa inclinação é extremamente perigoso. O carro pode cair do macaco, causando danos ou ferimentos graves. Se estiver numa colina, encha o pneu furado apenas o suficiente para conduzir até uma área plana. Colocar calços atrás dos pneus pode ajudar, mas apenas em declives com um ângulo de 10 graus ou menos. Em geral, evite completamente as inclinações ao trocar pneus.
Utilizar um Ponto de Macaco Incorreto
Para trocar um pneu, é essencial usar o ponto de elevação correto do veículo. Consulte o manual do proprietário para identificar os pontos de elevação específicos do seu carro. Usar um ponto incorreto pode danificar a carroçaria ou causar instabilidade.
Além disso, invista num suporte de macaco de qualidade, capaz de suportar o peso total do seu veículo. Usar um suporte inadequado pode resultar em acidentes graves.
Não Apertar Corretamente as Porcas das Rodas
Após substituir, é crucial apertar corretamente as porcas das rodas. Aperte-as o máximo possível à mão e, depois, use uma chave dinamométrica para garantir que todas as porcas estão bem apertadas, seguindo um padrão em forma de estrela. Isso assegura uma distribuição uniforme da carga.
Não Verificar a Pressão dos Pneus
Mesmo após trocar, é importante verificar a pressão de todos os pneus. A informação sobre a pressão recomendada pode ser encontrada no manual do proprietário ou no autocolante na porta do condutor. Conduzir com pressão inadequada pode comprometer a segurança e a performance do veículo.
Trocar um pneu envolve mais do que apenas saber como fazê-lo. É necessário tomar várias precauções para garantir a segurança e evitar danos ao veículo. Evite estes erros comuns e esteja sempre preparado para lidar de forma segura e eficiente.
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