Um estudo conduzido pela carVertical, uma empresa portuguesa de dados automotivos, revelou quais são os carros as marcas de veículos mais frequentemente alterados em termos de odómetro são Peugeot, Porsche e Volkswagen. Esta informação pode ser útil para os condutores que estão prestes a adquirir um carro usado.
De acordo com os dados divulgados pela carVertical e citados pelo Notícias ao Minuto, o Peugeot 206 é o modelo mais suscetível a adulterações em Portugal, com 6,38% de todos os modelos verificados na plataforma apresentando quilometragem alterada. Em segundo lugar, está o Porsche 911, com 5,41%, seguido pelo Volkswagen Scirocco com 3,49%, o Volvo V40 com 2,82% e o Fiat 500 com 2,8%.
A classe económica é a mais afetada por este tipo de fraudes. Entre os 20 modelos mais impactados pela alteração de quilometragem em Portugal, quatro são fabricados pela Peugeot. A procura significativa por veículos usados de classe económica em bom estado explica a popularidade dos veículos Peugeot entre os fraudadores.
Segundo Matas Buzelis, Chefe de Comunicações da carVertical e especialista em automóveis, 2,22% de todos os veículos verificados apresentaram fraude no odómetro, com uma média de alterações superior a 60.000 quilómetros. Adquirir um veículo com quilometragem adulterada pode resultar em despesas imprevisíveis de operação e depreciação mais rápida.
Veículos premium são menos frequentemente alterados, pois é mais fácil manipular odómetros de veículos modernos devido à sua menor interação física. No entanto, adulterar odómetros de marcas premium como Audi, Volvo, Porsche, Land Rover ou Mercedes-Benz permite aos infratores obterem lucros mais elevados.
O BMW Série 4 é o veículo menos afetado pela adulteração de quilometragem, com uma percentagem de 0,94%. Opel Corsa (1,09%), Audi A4 (1,2%), Renault Megane (1,22%) e Audi A5 (1,22%) também estão entre os veículos com menos adulterações.
Ao procurar um veículo usado, é crucial verificar o histórico de quilometragem e registros de danos. Além disso, realizar um teste de condução e obter uma inspeção em concessionárias respeitáveis pode reduzir as chances de adquirir um veículo em más condições. Essas precauções são essenciais para evitar perdas financeiras e comprometer a segurança.
Leia também: Esta praia do Algarve foi descoberta por um náufrago